8228099163_40bbde0332_b

Desesperado com a reta final do TCC? A gente dá uma ajudinha. Mas compareça às aulas de metodologia!

Quem nunca sentiu o coração gelar e a garganta secar quando o professor disse: “Quero esse trabalho nas normas da ABNT”? Pensando nisso e com a proximidade da entrega dos TCCs, reunimos algumas dicas para você não sofrer (muito) na hora de editar os seus trabalhos. Mas lembre-se de que comparecer às aulas de metodologia é de importância fundamental!

1)    Site formata trabalhos para você:

O FastFormat é um site que formata automaticamente documentos, artigos, monografias entre outros trabalhos nas normas da ABNT de maneira gratuita. Você pode escrever seu trabalho e exportá-lo diretamente para o site, que edita de acordo com as normas. Vale ressaltar que o usuário pode escolher o template que quer utilizar, sendo que o site conta com padrões específicos de diversas universidades, além de periódicos acadêmicos e formatações exclusivas de conferências. Além disso, o FastFormat ainda conta com outras ferramentas: corrige texto de acordo com a norma culta, salva os textos diretamente na nuvem e possibilita o login com sua conta do Facebook.

2) Uma mãozinha para a galera de Exatas

O LaTeX é um programa muito útil para estudantes da área de exatas, já que ele conta com uma grande gama de macros para a diagramação de textos TeX – um sistema tipográfico capaz de reproduzir fórmulas e símbolos matemáticos valorizando a estética. Para utilizá-lo, o programa necessita que você faça o login e depois baixe ele direto no seu computador.

3) Fique de olho em algumas particularidades

Apesar de termos disponíveis várias plataformas que auxiliam na hora da edição, existem algumas instituições que pedem algumas particularidades. Por exemplo, se você vai usar um gráfico, uma arte, algumas pedem a descrição ou na parte inferior ou superior da imagem. Para isso, procure saber se o trabalho para o qual você está escrevendo usa algumas regrinhas próprias. A UFJF tem uma página destinada unicamente a esse assunto, veja aqui.

4) Cuidado com o plágio!

O plágio em trabalhos acadêmicos é mais comum do que se pensa. O que poucos alunos se lembram é que existem diversas ferramentas que os professores podem usar para descobrir se alguma parte do trabalho foi plagiada. Alguns dos sites mais utilizados para descobrir o plágio são: o Turnitin, que conta com trabalhos cadastrados em mais de 12 idiomas e é capaz de detectar o plágio mesmo que o trabalho original esteja em outro idiomas. E o Plagius, uma ferramenta que detecta cópias em arquivos dos mais diferentes formados: de word, a PDF e até HTML.