Segundo organização, palestra reuniu cerca de 2 mil pessoas (Foto: Alexandre Dornelas)

A presidente do Conselho de Administração da rede de lojas Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, abriu a 14ª edição da Campe Empresarial nesta quinta-feira, 21 de outubro, com uma palestra sobre propósito e sucesso. Dona Luiza, como é chamada pelos milhares de funcionários de suas 786 lojas, espalhadas em 16 estados, foi uma das atrações do evento organizado pela Campe Consultoria Jr., empresa júnior vinculada à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que ocorre até sexta-feira, 21, com o tema “Até onde vai o seu propósito?”. A palestra reuniu cerca de 2 mil pessoas, segundo a organização.

"Hoje, quem tem poder é aquele que tem conhecimento e faz acontecer", afirmou Luiza Trajano (Foto: Alexandre Dornelas)

“Hoje, quem tem poder é aquele que tem conhecimento e faz acontecer”, afirmou Luiza Trajano (Foto: Alexandre Dornelas)

Durante quase uma hora, Luiza contou diversos casos, de forma descontraída, sobre o desenvolvimento de sua empresa, fundada originalmente em Franca, em 1957, com o nome “A Cristaleira”. Falou da família, dos funcionários, de sua habilidade como vendedora e dos novos rumos da empresa na era digital. Entre os momentos que provocavam risadas do público, ela compartilhava conhecimento sobre vendas, empreendedorismo, coragem e criatividade. “Hoje, quem tem poder é aquele que tem conhecimento e faz acontecer. Fazer acontecer é buscar soluções criativas, pensar grande, assumir riscos, não se fazer de vítima, ser inconformado e se adaptar às mudanças rapidamente. Além do mais importante: não abrir mão de princípios como ética, verdade, transparência e lealdade.”

Dona de uma das maiores cadeias de lojas de varejo do Brasil, Luiza também discorreu sobre questões pessoais, como, por exemplo, quando sofreu uma queda este ano, carregando a tocha olímpica, durante a passagem do símbolo por Franca. Na ocasião, aproveitou para promover na internet a hashtag #CairFazParte, referente a desconto nos preços dos produtos que vende. “Como todos os tombos que tomo, eu sempre levanto.”

Um Litro de Luz é, segundo Vitor Belota, seu criador, a maior ONG do mundo na área de iluminação. (Foto: Divulgação / GreenMe)

Um Litro de Luz é a maior ONG do mundo na área de iluminação. Na imagem, seu criador, Vitor Belota (Foto: Divulgação / GreenMe)

Empreendedorismo social e serviços foram temas de outras palestras
Outras duas palestras foram apresentadas no primeiro dia da 14ª Campe Empresarial. O criador do projeto Um Litro de Luz, Vitor Belota, apresentou sua trajetória e a da sua organização não-governamental, responsável por levar luz econômica e ecologicamente sustentável para regiões não atendidas pela eletricidade — como comunidades nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Santa Catarina e Amazonas —, motivando a plateia a ingressar no empreendedorismo social. A ação impactou mais de 12 mil pessoas, instalando mais de um milhão de garrafas iluminadas.

Empresária Heloísa Assis encerrou as palestras da noite. Atualmente, ela é comanda um empreendimento que rende mais de R$140 milhões por ano (Foto: Diego Vara / Agência RBS)

Empresária Heloísa Assis encerrou as palestras da noite. Atualmente, ela comanda um empreendimento que rende mais de R$140 milhões por ano (Foto: Diego Vara / Agência RBS)

“Ser parte de uma ação social não significa ter uma visão micro ou ficar preso a um campo pequeno e estático. É possível ter uma satisfação nessa carreira. Foi por meio do empreendedorismo social que conquistamos diversos prêmios internacionais, incluindo um Nobel de Energia Sustentável, e pudemos ter experiências ricas em diversos países como Quênia, Equador, Uruguai, Escócia.” Um Litro de Luz é, segundo Belota, a maior ONG do mundo na área de iluminação.

Na última palestra da noite, a empresária Heloísa Assis, a Zica, apresentou sua trajetória de sucesso à frente da rede de salões de estética Beleza Natural, especializada em cabelos crespos e ondulados, oferecendo preços acessíveis. Atualmente, a rede rende, anualmente, mais de R$140 milhões.

O reitor Marcus David, ao centro, discursou na abertura do evento, ao lado da diretora da Campe, Letícia Trindade (à esquerda) e o coordenador geral do evento, Ricardo Mazzei (à direita) (Foto: Alexandre Dornelas)

Reitor participou da abertura
O reitor da UFJF, Marcus David, participou da abertura da 14ª Campe Empresarial, mencionando o papel da Universidade em contribuir para a sociedade na qual está inserida. “Essa foi uma semana muito rica em eventos na UFJF, com milhares de pessoas envolvidas de diversas áreas do conhecimento. Encontros como a Campe Empresarial nos dão certeza da relevância da Universidade para sua comunidade. Continuar transformando conhecimento em inovação, dedicada às pessoas, é um grande desafio para nós e eventos assim apontam para onde a Universidade deve ir.”

A diretora da Campe Consultoria Jr., Letícia Trindade, e o coordenador geral do evento, Ricardo Mazzei, ressaltaram as conquistas que a empresa júnior obteve ao longo de sua história e explicaram o tema do evento. “A 14ª Campe Empresarial é um evento de inspiração, de trazer algo para dentro de nós. Ter propósito é ouvir a voz do coração, por isso as palestras falam de histórias de vida inspiradoras, de pessoa que ouviram o coração”, discursou Mazzei.

A 14ª Campe Empresarial ocorre até sexta, 21 de outubro, no Independência Trade Hotel. Para participar, basta comprar o ingresso nos pontos de venda credenciados ou pela plataforma online Sympla. O ingresso custa R$ 60, mas estudantes pagam R$ 40. Confira a programação desta sexta-feira, 21:

(Fonte: Divulgação / Campe Consultoria Jr.)

Outras informações:

14ª Campe Empresarial