Photo credit: ViaggioRoutard via Visualhunt.com / CC BY

Professor Mario Ortiz, da Catholic University of America, abre os trabalhos falando sobre a época cervantina (Imagem: Viaggio Routard – via Visualhunt.com/CC BY)

Os escritores William Shakespeare e Miguel de Cervantes morreram há exatos 400 anos, em 1616; mas as obras do inglês e do espanhol ainda se fazem presentes no imaginário dos aficionados por literatura do Século XXI. E é para homenageá-los que a Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, de segunda a quinta-feira, 24 a 27 de outubro, em seu anfiteatro, um Colóquio Literário.

“O Colóquio é uma forma que os professores encontraram de fazer com que os alunos de Letras possam inteirar-se mais da importância desses dois grandes escritores, que até hoje falam muito sobre nós. Ambos morreram em 1616 e como nós estamos em 2016, estamos tentando fazer uma homenagem ao ano de morte dos dois escritores”, explica a professora Verônica Lucy Coutinho Lage, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, uma das organizadoras do evento.

Palestras, minicursos e mesas redondas são parte da programação do Colóquio, que tem inscrições gratuitas e é aberto ao público geral, contemplando a comunidade externa à UFJF. Segundo a professora do Departamento de Literaturas Hispânicas e Língua Espanhola, Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves, um dos destaques do evento é a palestra de abertura, que será ministrada pelo professor Mario Ortiz, da Catholic University of America, dos Estados Unidos. O evento é muito simples, mas estamos nos empenhando, trazendo, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais, o professor Mario Ortiz, que vai abrir os trabalhos falando sobre o Siglo de Oro, época cervantina na qual é especialista”.

Para Nívea de Oliveira Paiva, que está no oitavo período do curso de Letras, a contemporaneidade dos autores atrai públicos com os mais variados perfis. “De forma geral, acredito que eventos de literatura podem atrair outros públicos, não apenas os concentrados na Letras. Esse Colóquio, também por ter Shakespeare, já é associado pelas pessoas a Romeu e Julieta, Measure for Measure, dentre outros; e Cervantes também tem sua importância. Conversei com vários colegas de outros institutos e muitos se interessaram, mesmo não sendo da área. Além disso, é um evento enriquecedor, porque terá apresentações em inglês – o que é bom para treinar o ouvido – então as nossas expectativas são as melhores”, afirma.

Mairon Morelli Samagaio, do quinto período, concorda com a colega: “Shakespeare sempre teve a questão de nos mostrar os problemas da época e nós conseguimos ver que aqueles problemas – como a corrupção, por exemplo, não são de hoje. As pessoas pensam que essas são coisas do nosso tempo mas não, elas vêm de muitos antes. Ele consegue nos fazer rir e nos emocionar com uma linguagem fácil de entender”.

Outra atração do Colóquio é a performance dos alunos de Língua Inglesa e Língua Espanhola “It ́s  a  matter  of  acting”, que, no dia 27 (quinta), às 19h, irão conversar – em inglês – com o público e debater questões referentes à obra Measure for Measure, de Shakespeare. “Como nós vamos conversar sobre a contemporaneidade de Shakespeare, acho que as pessoas vão se encantar em saber algo sobre essa peça”, acrescenta Verônica.

Serão conferidos certificados aos participantes que tiverem o mínimo de 75% de presença nas palestras e mesas redondas. Os certificados dos minicursos serão expedidos separadamente.

A Comissão Organizadora é composta pelos professores Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves; Bárbara Inês Ribeiro Simões Daibert; Nícea Helena Nogueira; Raquel Fellet Lawall; Roberta Fernandes Pacheco; Rogério de Souza Sérgio Ferreira; Rose Mary Abrão Nascif; Silvina Liliana Carrizo; e Verônica Lucy Coutinho Lage.

Confira a programação

Outras informações: 
(32) 2102-3150 –
Faculdade de Letras da UFJF