Fotógrafos que participam da exposição “UFJF 2016” sobre atletas que treinaram na Universidade para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos apresentam dez dicas para para você aprimorar o registro de festas, viagem, esporte ou mesmo uma selfie. As orientações valem para todos, seja quem usa apenas o celular ou quem possui câmera profissional.

Participam da mostra, exposta no saguão da Reitoria até a próxima terça, 25, os fotógrafos e estudantes de Jornalismo e Artes e Design: Alexandre Dornelas, Géssica Leine, Estela Loth, Guilherme Leite, Larissa Garcia e Twin Alvarenga.

1 – Evitar contra-luz

The Exorcist Shadow GIF - Find & Share on GIPHY

Para fotos em geral, evite fotografar objetos em contra-luz, a não ser que o objetivo seja um registro “mais artístico”, com o interesse de captar mais o nuance, a silhueta da pessoa. (Alexandre Dornelas)

2 – Fuja do habitual, surpreenda
O mais importante quanto estiver com qualquer dispositivo que produza imagens, independentemente se for celular ou câmera profissional, é procurar novos ângulos, enquadramentos e lugares incomuns. As melhores fotos são feitas em lugares inusitados e em ângulos diferentes da nossa visualização habitual. Para melhorar o enquadramento, invista tempo observando o objeto a ser fotografado. (Géssica Leine)

3 – De olho nos olhos

The Eye Wow GIF - Find & Share on GIPHY

Tanto para quem usa celular ou aparelho mais sofisticado, em qualquer tipo de fotografia em que haja pessoas na cena, tente dar destaque ao olhar do sujeito fotografado. São os olhos que traduzem as nossas emoções e estas podem sim estar registradas em uma imagem. (Estela Loth)

4 – Use a imaginação e estude os movimentos
Para esportes e fotos em movimento, o principal elemento é o timing e a sensibilidade. Perceba o movimento antes que aconteça. Um bom exercício é imaginar a foto. Em seguida, para “congelar os instantes” mais simbólicos no esporte, como o salto no ar, o jogador na hora do gol, é imprescindível que, antes de sair clicando, o fotógrafo observe atentamente como cada movimento é executado. Será possível julgar qual é o segundo mais oportuno para clicar. (Twin Alvarenga e Estela Loth)

5 – Cuidado com papagaio de pirata
Para fotos básicas, preocupe-se sempre com o que está além do objeto principal. Por exemplo, ao fotografar de pessoas fazendo pose em uma festa, observe se as que estão ao fundo estão comendo ou em outra situação que “estrague” a foto, assim como um cenário. Um passo para o lado pode ser a diferença entre ter um extintor de incêndio, ou um arranjo de flores na imagem. (Guilherme Leite)

6 – Lembre-se de limpar a lente do celular

lente celular suja

Fotos “limpinhas” dependem da lente sem gordura e outras sujeiras

Raramente este detalhe é lembrado: para fotos com celular, a principal dica é limpar a lente, pois com o uso do dia-a-dia ela fica suja, e a imagem sai embaçada, escura ou com defeitos. (Guilherme Leite)

7 – Dominar o foco manual para fotos de esporte
Para fotografia esportiva, domine completamente o seu equipamento, e principalmente os modos de foco. Pode ser indicado usar o foco manual e fixar o ponto de focagem antes que a ação aconteça, quando temos ideia do local onde vai acontecer. Por exemplo, ao fotografar bicicletas saltando em uma rampa, defina o foco para o ponto específico. Assim será preciso se preocupar apenas com o momento. Outro modo muito usado em esportes é o foco Servo, ou Contínuo, que segue o objeto em movimento e permite imagens sequenciais. Mas, para isso, é preciso ter uma lente rápida (em boas condições, bem limpa para os mecanismos não agarrarem durante o foco e de preferência mais nova) e com sistema de foco rápido. Caso contrário, dependendo da velocidade do objeto, o sistema não acompanhará o movimento, e as fotos serão perdidas. Nessa situação, usa-se o foco manual pré-ajustado. (Guilherme Leite)

8 – Flash para amenizar sombras

Flash Police GIF by South Park  - Find & Share on GIPHY

O uso de flash é indicado mesmo em locais quando há muita claridade, para amenizar possíveis sombras no objeto, conforme a distância e potência do flash. Por exemplo, uma pessoa de boné na praia fica com sombra no rosto. Se a foto é tirada sem flash, a sombra ficará mais acentuada. A luz da câmera amenizaria a diferença. O flash só precisa ser dispensado quando usado para fotografar esportes: a luz pode atrapalhar a concentração do atleta e comprometer o desenvolvimento da atividade. (Alexandre Dornelas)

9 – Foto com celular: procure local claro

That 70S Show 90S GIF - Find & Share on GIPHY

Para quem usa muito o celular para fotografar, a dica é: sempre estar em lugar bem iluminado. Assim o dispositivo captará mais detalhes, foco e cores da imagem. Outra dica é usar aplicativos de edição, como o VSCOcam, que possui vários filtros bonitos e grátis. (Géssica Leine)

10 – Lentes claras para fotos de esporte
Para fazer fotos de esporte ou em movimento, é indicado o uso de lentes claras (com abertura maior de diafragma, por exemplo, f2.8), porque tem mais entrada de luz. Consequentemente, o tempo de exposição é reduzido, tornando possível “congelar” o movimento, evitando borrões. (Géssica Leine)

Exposição UFJF 2016

A UFJF recebeu 159 atletas e 144 integrantes de equipe técnica de nove  países: Canadá, China, Egito, Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, Países Baixos, Polônia e Qatar. Toda essa troca cultural entre os atletas e a Universidade resultou na mostra fotográfica “UFJF 2016”, em cartaz no Saguão da Reitoria, na área central do campus.

A visita à mostra é gratuita e pode ser feita, de segunda  sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h.