Danca_de_salo_curso_Movimente_no_Ru_Centro_outubro_2016_Foto_Sintufejuf - 2

Aulas gratuitas, no RU Centro, são abertas à comunidade acadêmica da UFJF (Foto: Sintufejuf)

O curso de dança de salão MoviMente oferece novas vagas à comunidade acadêmica da UFJF. Podem participar estudantes, professores, técnico-administrativos em educação, terceirizados e aposentados da instituição. As inscrições começaram nesta quarta, 19, e terminam no próximo dia 28. As aulas gratuitas serão às segundas e quartas, das 19h às 20h30, na unidade Centro do Restaurante Universitário, a partir do dia 24. Saiba mais sobre inscrições abaixo.

O curso é oferecido em módulos de cerca de dois meses de duração desde fevereiro. A cada etapa, novas vagas são abertas. Já foram ensinados passos de forró, samba, bolero, zouk, soltinho, tango, salsa e outros ritmos. Neste novo módulo, que termina em 21 de dezembro, as opções de ritmo são reveladas no decorrer das aulas, podem se repetir ou variar.

O MoviMente promove a convivência, o aprendizado e a saúde física e mental dos participantes. “Nosso objetivo é que através da dança, o participante possa vencer algumas dificuldades, motivando-o para o desenvolvimento de suas atividades. Além disso, aqui ele tem a oportunidade de conhecer sobre a cultura da dança de salão e suas técnicas, estimulando a consciência corporal dos dançarinos”, afirma o técnico-administrativo e um dos responsáveis pelo curso, Daniel Osório.

Aluna do curso desde abril, a estudante de Ciências Humanas Déa Lúcia de Araújo destaca como pontos positivos das aulas a possibilidade de passar por vários ritmos de salão, as amizades construídas e a fluidez do tempo em uma atividade prazerosa. “É uma hora e meia por duas vezes na semana que nem sentimos passar. Já aprendi vários ritmos. Depois posso me dedicar àquele que gostar mais. Os professores voltam ao que foi ensinado para não esquecermos e em festas do curso dançamos vários.”

Além das aulas de dança, são realizadas pesquisas sobre os benefícios da prática  para a saúde e o bem-estar. Dessa forma, há a interface entre o  desenvolvimento acadêmico e o projeto de extensão “Educando corpo e mente: A dança de salão como ferramenta para promoção da saúde”, a que o curso está vinculado.

 

As aulas são ministradas por cinco instrutores: o doutorando  de Ciências Biológicas da UFJF Marcos Vinicius da Silva, a professora do Colégio Aplicação João XXIII Érica Nascimento, os TAEs da UFJF Daniel Osório e Gracielle Landim e o funcionário do Hospital Universitário Igor Meurer. O projeto foi criado pelos próprios instrutores, é voltado prioritariamente a servidores da Universidade,  como parte da política de gestão de pessoas da instituição, mas abre parte das vagas para estudantes.

Inscrições

Técnicos e professores: não há limite de vagas. As inscrições são pelo Siga, na área Recursos Humanos – Capacitação. É preciso escolher o curso “Educando o corpo e a mente: atividades para melhoria da qualidade de vida para o servidor público”. O interessado pode se inscrever sozinho ou chamar um parceiro de dança. Caso o acompanhante não seja da UFJF, somente ele deverá se registrar na sede do Sintufejuf.

Estudantes, terceirizados e aposentados: serão aceitos dez novos casais. As inscrições devem ser feitas presencialmente na sede do Sintufejuf (Rua Santo Antônio 309, ao lado do RU Centro), de segunda a sexta, das 8h às 18h. O casal deve se inscrever junto. Uma pessoa em cada par precisa ter vínculo com a Universidade.

Outras informações: (32) 3215-7979 (Sintufejuf)