Duas das mais tradicionais semanas acadêmicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ocorrem a partir desta segunda, 17: a de História e a de Biologia. Em comum os dois eventos já ultrapassaram a barreira das 30 edições e objetivam refletir a atuação do profissional na área e temas em debate público.

Em sua 32ª edição, a Semana de História traz como tema central “O papel social do historiador: desafios contemporâneos para a escrita da história”. O evento terá minicursos e a participação de professores da UFJF, UFMG, UERJ e FGV em debate sobre sobre a importância da história e os desafios encontrados no campo de atuação.

A mesa de abertura, no dia 17, às 19h, abordará “O papel social do historiador: desafios contemporâneos para a escrita da História”, com os professores Américo Freire (FGV), Ignácio Delgado (UFJF) e Fernando Perlatto (UFJF). Promovida pelo Centro Acadêmico de História Galba Di Mambro, o evento vai até o dia 20 de outubro, no Instituto de Ciências Humanas.

Confira a programação da Semana de História.

Sustentabilidade
Outro evento tradicional da UFJF, é a Semana de Biologia que, em sua 39ª edição, desenvolverá a temática “Desastres ambientais: qual o custo do equilíbrio?”.

A Semana, do dia 17 a 21, terá 14 opções de minicursos, palestras e um concurso de fotografia. Profissionais de diversas instituições além da UFJF,  como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e as universidades federais de Ouro Preto (Ufop) e de Viçosa (UFV), participarão de mesas redondas e palestras.

O evento, organizado pelo Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas Beth Bessa,  será aberto com a palestra “ Reflexões acerca dos impactos da lama da Samarco no médio Rio Doce”, ministrada pelo gerente e analista ambiental em Gestão de Áreas do Inpa, Vinícius de Assis Moreira.

Programação da Semana de Biologia