A importância do teatro na formação de comunicadores e a tradicional relação entre o Grupo Divulgação (GD) e a Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram homenageados na noite de quarta-feira, dia 12, na abertura do 14° Encontro Regional de Comunicação (Erecom), realizada no Forum da Cultura. O evento, sob a temática “Grupo Divulgação — 50 anos de comunicação”, segue até sexta-feira, 14, e contará com palestras, mesas de debate, oficinas e apresentação de trabalhos. Confira a programação completa neste link.

Professor emérito da Facom e fundador do GD, José Luiz Ribeiro, foi responsável pela palestra de abertura do evento (Foto: Clara Downey)

50 anos do Grupo Divulgação

O diretor da Facom, Jorge Felz, e a diretora do Grupo Divulgação, Márcia Falabella, compuseram a mesa de honra na abertura do evento e ressaltaram a importância de promover temáticas importantes no campo da comunicação, a divulgação de pesquisas e a troca de experiências entre estudantes e docentes através do Erecom. “Hoje, estou aqui representando três papéis: o administrativo, o de professora da Facom e o de atriz do GD”, relatou Márcia, declarando-se emocionada com o tema escolhido pelo evento. “Agradeço o reconhecimento da relação do Divulgação com a Facom como um espaço de complementação da formação do universitário, especialmente dos nossos alunos. Tantas gerações passaram por aqui, e ainda conseguimos reunir alguns egressos na programação do evento, que contribuirão com suas experiências através de palestras.”

“Essa relação do grupo com a faculdade sempre foi muito estreita. Se hoje eu estou aqui, devo a eles, de coração”, afirmou a diretora, estendendo seus agradecimentos aos ex-professores da Facom e fundadores do GD, Maria Lúcia Ribeiro e José Luiz Ribeiro. “Foram mestres que inspiraram minha trajetória ética e intelectual. Assim como no teatro não há espetáculo sem público, não há evento sem participação. Então, todos vocês são muito bem vindos para celebrar conosco essa festa, que entra também para o calendário de comemoração dos 50 anos do GD.”

“O trabalho que o Divulgação faz é uma das muitas formas de educação e ensino que podemos proporcionar”, afirmou o diretor da Facom, Jorge Felz (Foto: Clara Downey)

Encontro entre cultura e educação

De acordo com Jorge Felz, diretor da Facom, a ideia desta edição do encontro é  discutir a cultura como uma forma de educação, além de pensar o quanto isso está atrelado ao próprio trabalho que a faculdade vem desenvolvendo durante sua trajetória. Com o Grupo Divulgação completando 50 anos, o tema não poderia ser mais oportuno. “O trabalho que o Divulgação faz é uma das muitas formas de educação e ensino que podemos proporcionar. O Erecom é o momento de nossos alunos apresentarem suas produções e de conhecer e reconhecer o trabalho de seus professores. Precisamos desses momentos de pausa para discutir e refletir o nosso trabalho”, completa Felz. O diretor acrescentou que o tributo ao GD também é uma oportunidade de celebrar o professor emérito da Facom, José Luiz Ribeiro, que ficou responsável pela palestra de abertura do evento, sobre a história e legado do grupo teatral.

Outras informações:

(32) 2102-3601 (Faculdade de Comunicação da UFJF)

(32) 2102-3911 (Forum da Cultura da UFJF)