Mudança já vale para as próximas edições de Pism e Sisu e serão oferecidas 13 vagas para entrada no primeiro semestre diurno e outras 15 para o segundo semestre noturno (Foto: Estela Loth)

Os interessados em se graduarem turismólogos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terão uma nova opção de entrada no curso de Turismo a partir desta edição do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A partir deste ano, o curso também terá vagas de entrada direta, tanto pelo Pism, quanto pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O curso de Turismo foi criado em 1999. Em 2010, passou a integrar a lista de opções do segundo ciclo do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciências Humanas, junto aos cursos de Ciências da Religião, Ciências Sociais e Filosofia e, para cursá-lo, o aluno teria que, obrigatoriamente, cumprir os pré-requisitos para a conclusão do primeiro ciclo do Bacharelado.

Agora, o candidato pode optar entre a entrada direta ou através do BI. O coordenador do curso, Altair Sancho, destaca que o conteúdo programático das duas graduações, no entanto, têm suas diferenças. “A formação do bacharelado em humanidades traz uma formação mais geral em ciências humanas. Caso o aluno tenha o interesse, pode continuar com uma graduação em Turismo”. Já o curso com entrada direta terá um currículo mais específico.

Pelo Pism, serão oferecidas 13 vagas para o curso de entrada direta no primeiro semestre, no curso diurno, e outras 15 para entrada no segundo semestre, no noturno. A duração da graduação é de sete períodos, enquanto o BI tem cinco períodos de duração no primeiro ciclo e outros três para a formação em Turismo no segundo ciclo.