acessibilidade

O grupo de pesquisa Arquitetura de Interiores, Design & Decoração (Intra) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está promovendo um dia de discussões que visa divulgar e ampliar as questões referentes à acessibilidade em ambientes interiores. O evento acontecerá no dia 13 de outubro, no auditório 2 da Faculdade de Engenharia. Para se inscrever, os interessados devem preencher este formulário, podendo receber certificado mediante participação em 75% das atividades.

De acordo com o coordenador do grupo, professor da Faculdade de Arquitetura Frederico Braida, o evento é voltado a arquitetos e urbanistas, sendo alunos ou professores e designer de interiores, mas é aberto a toda comunidade que tem interesse em discutir a acessibilidade nas mais diversas situações que alterem a rotina de locomoção, desde um pé quebrado a uma deficiência física.

Serão ministradas cinco palestras. Três serão proferidas por professores da Faculdade de Arquitetura da UFJF: Frederico Braida com “Ambientes interiores: projeto e normatização”, Fabiana Jacques falará sobre “Arquitetura e patrimônio: desafios de acessibilidade”, e José Gustavo Abdalla Francis abordará o tema “O uso da tecnologia assistiva no design e na arquitetura”. A professora Myrtes Raposo, do Instituto de Artes e Design da UFJF, e a docente Alexandra Dias, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, ministrarão respectivamente as palestras “Ergonomia e suas especificidades” e “Desenho universal e projeto de móveis”

O evento contará ainda com dois debates. A discussão “O que é acessibilidade?” é destacada por Braida: “A jornalista Thais Altomar, cadeirante, trará o olhar do próprio sujeito que usa esse espaço. Fazendo uma pesquisa, muitas vezes nos colocamos no lugar de outra pessoa, mas nada melhor que a própria pessoa para contar sua experiência”.

Outras especificidades do tema serão abordadas durante o dia, como intervenções em imóveis tombados e acessibilidade para idosos.

Página do grupo no Facebook

Outras informações: página do evento no Facebook