fsfs

Exposição traça um paralelo entre a infância que criava seus próprios brinquedos e a atual, que se tornou consumidora de produtos industrializados.

O Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF, preparou para o mês da criança a exposição “Brinquedos”, com peças que resgatam as brincadeiras e o modo de brincar das crianças de antigamente. A ideia é traçar um paralelo entre uma infância que criava seus próprios brinquedos e a atual, que se tornou consumidora de produtos industrializados. 

Em sua 27ª edição, a exposição reúne 98 peças que resgatam os brinquedos artesanais. São bonecas de pano e de porcelana, carrinhos de madeira, aviõezinhos, miniaturas de casinhas e utensílios domésticos, além das tradicionais marionetes e equilibristas confeccionados em tecido e madeira.

As brincadeiras de rua são relembradas como parte de um imaginário do século passado. Também estão expostas miniaturas de roda-gigante e sombrinha, brinquedos que encantavam crianças e adultos nos parques de diversões. A mostra proporciona aos visitantes a reflexão sobre as transformações que as brincadeiras sofreram no decorrer dos anos. Cada vez mais os brinquedos manuais estão sendo substituídos por games e brinquedos com aparatos tecnológicos, o que revela outras formas de interação e novos modos de brincar.

Museu de Cultura Popular
O Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras. O acervo é composto por mais de três mil peças, organizadas em exposições temáticas que retratam a cultura brasileira, as práticas, as crenças e os saberes populares, e evidencia o trabalho de artistas renomados, assim como de artesãos anônimos.

As visitações à exposição “Brinquedos” podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, até o dia 4 de novembro. As escolas e grupos podem agendar visitas guiadas pelo telefone 3215-3850. A entrada é franca.

O Fórum da Cultura fica situado à Rua Santo Antônio, 1112, Centro.

Mais informações:
(32) 3215-3850 – Forum da Cultura