mogico

Oferecer um espaço de discussão para toda a comunidade e fortalecer a agroecologia na Zona da Mata é um dos objetivos do evento (Foto: Caique Cahon)

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e, baseado nas implicações ambientais, sociais e, principalmente, de saúde pública do atual modelo de produção (o uso indiscriminado de venenos agrícolas está associado a várias doenças), cresce a busca por métodos alternativos. A Agroecologia surge neste contexto, enquanto ciência, prática e movimento, pautando uma nova sociedade: mais justa, eficiente e ambientalmente sustentável. Alinhada a essa tendência, o Grupo Ewé (Núcleo de Agroecologia da UFJF) realiza neste sábado, 8, o mutirão em Agroecologia e Agrofloresta, que tem por objetivo oferecer um espaço de discussão para toda a comunidade e fortalecer a agroecologia na Zona da Mata.

As atividades acontecem no Espaço Bambuzal da UFJF, entre 9h e 12h. Além de conversas e discussões, o evento também conta com a realização de três mutirões: espiral de ervas, plantio de frutíferas nativas e manejo agroflorestal.

O evento faz parte do Programa Boa Vizinhança, projeto da Pró-Reitoria de Extensão da UFJF que busca incluir a comunidade nas pautas universitárias, sobretudo na construção de um conhecimento a partir do diálogo e socialmente referenciado. Segundo Gustavo Soldati, um dos organizadores do mutirão, “o evento é aberto para toda a comunidade. A ideia é construir um espaço amplo e democrático pra gente poder discutir e incentivar a Agroecologia.” A inscrição não é necessária e não há taxas. No entanto, os interessados devem levar água potável, caneca, lanche e se vestir de forma apropriada para a realização das atividades (sapatos e calça).

Além do mutirão, o núcleo prevê duas grandes práticas de extensão, que serão desenvolvidas de forma contínua: a construção de uma horta agroecológica, próxima ao Jardim Sensorial, e a consolidação de um sistema agroflorestal (SAF) no Bambuzal. No primeiro caso, serão produzidas plantas orgânicas, ou seja, alimentos sem agrotóxicos, enquanto o segundo planeja a consolidação de uma produção consciente, que respeite e conserve a biodiversidade através do aproveitamento da estrutura pré-existente e da dinâmica florestal. “A partir daí, é possível estabelecer um contato mais íntimo entre a universidade e sociedade, tendo como referência a produção de alimentos saudáveis e a construção de novas relações sociais”, completa Soldati. O Espaço Bambuzal fica no anel viário da UFJF a cerca de 200 metros depois da subida para o Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A porta será sinalizada para o evento.

Programação:

9h – Apresentação dos participantes, mística de abertura e lanche coletivo

9h30 – Histórico do Bambuzal

10h – Conversa sobre Sistemas Agroflorestais

10h30 – Mutirões 1) Espiral de ervas; 2) Plantio de frutíferas nativas; 3) Manejo agroflorestal

Outras informações:

(32) 2102-3207 (Departamento de Botânica – UFJF)

(32) 2102-3971 (Pró-Reitoria de Extensão – UFJF)

Facebook – https://www.facebook.com/events/545388642321082/