IMG_0450

O campus avançado da UFJF em Governador Valadares recebe, nesta segunda (3), cerca de 350 novos estudantes. Os calouros se reuniram no templo ecumênico do ICV/Univale para um bate-papo com o reitor Marcus David e integrantes da Administração Superior da UFJF. Na recepção, o clima era de descontração e expectativas positivas, em meio aos votos de boas vindas e os anseios pelas novidades que a jornada acadêmica proporciona.

Estavam presentes o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Marcus David; a pró-reitora de Graduação, Maria Carmem de Melo; o secretário geral da UFJF, Rodrigo Filho; o diretor do campus avançado, Peterson Andrade, além dos diretores dos Institutos de Ciências da Vida e de Ciências Sociais Aplicadas, Ângelo Denadai e Denis Perdigão, respectivamente.

O reitor Marcus David parabenizou os estudantes pelo êxito do ingresso na UFJF-GV, “uma universidade pública que está dando seus primeiros passos. Os professores e servidores estão aqui há pouco tempo, a direção do campus avançado e a Administração Superior também fazem parte de uma gestão recente. Por isso, lutamos com afinco para realizar as propostas da Universidade; nosso desafio é garantir a solidez dessa Instituição”, declarou.

Marcus David salientou a importância das escolhas atuais para o futuro de todos. Ele se dirigiu aos estudantes e pontuou as mudanças que chegam com a vida universitária, desde a diminuição das cobranças até o peso das decisões. “Voce é o dono do seu futuro, é o único que vai definir seu êxito na vida. Essa é a principal mudança que acontece no dia de hoje. Vão surgir oportunidades como pesquisa, monitoria e iniciação política. Estudem, se divirtam e aproveitem com responsabilidade, pois há uma sociedade investindo no seu estudo”.

IMG_0591

Reitor Marcus David recepciona os calouros

Peterson ressaltou a quantidade de estudantes que vêm de outras cidades para estudar em GV. “Antes de vocês chegarem, havia representantes de 213 municípios de dez estados brasileiros na UFJF-GV; acredito que esse número tenha aumentado. A Universidade está preparada para receber todos vocês”, declarou.

Entre os calouros que chegaram a Governador Valadares para estudar, Larissa Alves representa os oriundos do estado do Rio de Janeiro. Aprovada aos 16 anos para cursar medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ela recebeu a notícia da aprovação na UFJF-GV uma semana antes da mudança. A caloura ainda está se adaptando às mudanças, mas faz planos para a graduação: “ainda é surreal para mim. Quero continuar estudando, como sempre fiz. Amei a cidade e já fiz amigos”. A mãe, Marta Rocha Alves, não esconde o orgulho pela conquista, “apesar do coração apertado por ficar longe, a sensação é de muita felicidade”.

IMG_0540

Peterson Andrade parabeniza os estudantes pela aprovação

A representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Ligia Barbosa, explicou a função do DCE em intermediar o contato entre os estudantes e a Administração Superior. A aluna do sétimo período de Medicina ressaltou as opções para atuação acadêmica, como as ligas, atléticas e outras atividades extraclasse “muito importantes na formação de um bom profissional”.

Ainda nesta segunda acontece o seminário Entrei na UFJF, e agora?, ação que busca apresentar a Universidade aos calouros. Durante o evento, que começa às 13h30, no templo ecumênico, representantes dos setores da UFJF irão explicar os serviços prestados à comunidade acadêmica. O Entrei continua nesta terça (4), a partir das 8h, no mesmo local. Confira aqui a programação.

Gincana Solidária

Durante a recepção aos calouros, foi lançada a 5ª Gincana Solidária. O estudante Guilherme Ramalho, do curso de Administração, apresentou os princípios que motivaram a criação da disputa. “Essa é uma iniciativa dos alunos, abraçada pelo campus avançado. Buscamos a integração entre os estudantes e a arrecadação de doações que serão entregues a instituições filantrópicas de Governador Valadares”, explicou.

IMG_0620

Estudantes lançam a 5ª Gincana Solidária

Além de incentivar boas ações, a Gincana representa uma alternativa saudável aos tradicionais momentos de recepção aos calouros, em substituição ao trote, prática proibida em toda a UFJF. Após a apresentação das regras, os calouros se dividiram em turmas de acordo com o curso, e iniciaram a organização do trabalho.

No primeiro ano, foram arrecadados cerca de 250kg de alimentos. Na última edição da Gincana Solidária, a arrecadação superou a marca de 1,3 tonelada de alimentos, além de 4.400 itens de limpeza e 45 doações de sangue no Hemominas da cidade. Nesta edição, as doações acontecem até o dia 20 de outubro, e serão destinadas à Creche Madre Tereza de Calcutá, Casa de Recuperação Dona Zulmira, AcolheVida e Instituto Nosso Lar.

Confira em breve todas as fotos da recepção aos calouros.