Com enfoque na disseminação do conhecimento a respeito dos cuidados paliativos, a Unidade Santa Catarina do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizará na próxima sexta-feira, dia 7, o 1º Seminário em Comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Abordando como tema “Viver e morrer com dor: não precisa ser assim”, o evento  acontecerá no auditório Professor Gilson Salomão da unidade do HU. É destinado para profissionais do hospital, estudantes e professores dos cursos da área de saúde da UFJF.

“Esse primeiro trabalho é importante por retratar a abordagem na busca da qualidade de vida para os pacientes com doenças crônicas e para família. Os tratamentos buscam uma solução  terapêutica, visando o paciente que sofre e não somente a doença”, destaca o coordenador do evento e médico responsável pela medicina paliativa do HU, Bruno Fernando da Silva Reis.

De acordo com Reis, o hospital é o primeiro na cidade que abriu espaço para o atendimento da medicina paliativa. Ainda se encontra  em processo de estruturação e pretende logo conseguir uma equipe multidisciplinar para a realização dos cuidados paliativos. “O objetivo é chamar a atenção para o tratamento e tirar dúvida sobre o tema. Espero que, em breve, o hospital possa ter uma equipe maior para estes cuidados.”

Entre as palestras, destaque para “Cuidado Paliativo: conceitos e princípios”, e sobre as medicações utilizadas “Opioides: mitos/ verdades e manejo prático”. Reis iniciará o evento explicando a diferença entre medicina paliativa e cuidados paliativos.

Efetue sua inscrição para o I Seminário em Comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos