Organizada pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a 5ª Jornada de Divulgação Científica está com inscrições abertas. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e acontece entre os dias 18 e 23 de Outubro, tendo como tema “Ciência Alimentando o Brasil”.

logoDiferente das edições anteriores, que aconteceram no prédio do Centro de Ciências, as exposições serão realizadas nas praças Cívica da UFJF e Antônio Carlos, constituindo o projeto “Ciência na Praça”. Segundo o diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira, o objetivo é levar a ciência à população. “É a primeira vez que a gente vai fazer um evento desse porte e efetivamente tentar ocupar um espaço público”, diz. “A ideia é atender aquele pessoal que estiver passando por ali mesmo e tem interesse em conhecer e entender que a ciência é acessível e está no dia a dia, que ele tem condição de participar do processo científico do país”, finaliza o diretor.

Por meio de uma proposta submetida ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a jornada também receberá alunos da cidade de Santos Dumont e uma comunidade quilombola próxima ao município, que terão transporte financiado pelo MCTIC para participar das atividades.

Programação

A 5ª Jornada de Divulgação Científica trará exposições e palestras com temáticas voltadas à alimentação, como nutrição e aditivos alimentares. “Buscamos promover uma série de discussões que são normalmente apresentadas pela mídia, que as pessoas têm conhecimento mas não têm a oportunidade de debater mais aprofundadamente”, explica Teixeira.

Voltado tanto para o público escolar quanto para a população em geral, o evento procurará mostrar como a ciência se aplica ao cotidiano das pessoas. “Nós iremos trazer alguns experimentos de física e brinquedos interativos para as pessoas conhecerem também, mas a temática central é a respeito da alimentação”, esclarece Teixeira. “Alguns experimentos serão feitos sobre a química e a física na cozinha. Por exemplo, mostrar o porquê da pipoca estourar, qual o fenômeno envolvido nesse processo. Haverá uma série de temáticas na exposição trazendo essa questão da alimentação”, completa.

Entre os dias 18 e 20 de outubro, a Exposição de Ciência e Tecnologia acontece na praça Antonio Carlos, enquanto o Ciclo de Palestras será no Auditório do Instituto Estadual de Educação, localizado na Av. Getúlio Vargas. Nos dias 22 e 23, a exposição continua na Praça Cívica da UFJF.

As inscrições para o Ciclo de Palestras são gratuitas e podem ser feitas no local ou pelos telefones (32) 3229-7606/5923, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Confira a programação completa da 5ª Jornada de Divulgação Científica neste link.

ciclodeplaestras

Outras informações: (32) 3229-7606 (Centro de Ciências da UFJF)

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia