libras-630x385

Seminário busca garantir o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais em diferentes países (foto: Géssica Leine/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, nesta sexta-feira e sábado, 23 e 24, o 3º Seminário Setembro Azul. O evento é organizado por meio de parceria entre a Faculdade de Letras da UFJF e a Associação dos Surdos de Juiz de Fora (ASJF) e irá abordar o “Desenvolvimento Educacional e Sociocultural do Povo Surdo”. O Seminário conta com apresentação de trabalhos acadêmicos, científicos e culturais, oficinas temáticas e encontros de bate-papo. As atividades do primeiro dia terão início às 18h e vão até às 22h. No sábado, o encontro começa às 13h e vai até às 18h20, no Auditório de Pós-Graduação da Faculdade de Letras.

De acordo com a coordenadora substituta do curso de Letras Libras, Rosani Garcia, o objetivo do evento é “garantir o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais em diferentes países, lembrando das marcas deixadas na história dos surdos pela proibição às suas línguas”.

A primeira palestra “Trajetória de um ator surdo no meio artístico” será ministrada pelo professor de Libras e ator Bruno Ramos, graduado em Letras Libra e Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em seguida, o professor Patrício Levin Blanco, da Escuela Santiago Apóstol, do Chile, irá apresentar a palestra “Educación del sordos na Escuela Santiago Apóstol”.

Sobre o “Setembro Azul”

No dia 26 de setembro, comemora-se o “Dia do Surdo”, data que valoriza as pessoas surdas do Brasil. Ao longo do mês escolhido como marco dos desafios e conquistas da comunidade surda brasileira, celebra-se também, no dia 21, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; e o Dia Internacional do Surdo, no dia 30.

Segundo a professora Rosani, a cor azul foi escolhida para representar o “Orgulho Surdo” e prestar homenagem a todos os que morreram depois de serem classificados como “surdos”, com uma faixa dessa cor amarrada ao braço, durante o nazismo alemão.

As inscrições estão encerradas.

Para mais informações: site setembro azul.