musica

A seleção será feita por meio de duas provas de habilidade específica além da nota do Enem 2016

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou edital e já está com inscrições abertas para o processo seletivo Vestibular 2017 para as modalidades Bacharelado em Música e Licenciatura em Música. O edital disponibiliza 48 vagas, sendo 20 para o Bacharelado e 28 para a Licenciatura. A seleção será feita por meio de duas provas de habilidade específica (sendo uma objetiva de teoria e percepção musical e outra de prática musical), além da utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2016.

As inscrições podem ser feitas no site da Copese, até às 15h do dia 7 de novembro. A taxa é de R$ 50 e o pagamento deve ser realizado, obrigatoriamente, no Banco do Brasil. Candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública, ou que tenham sido bolsistas em escola particular ou comprovem que são membros de uma família de baixa renda (renda familiar per capita até R$ 1.320) podem solicitar a isenção da taxa, indicando a opção no próprio formulário de inscrição. A declaração deve ser entregue na Central de Atendimento da UFJF até 30 de setembro. Os candidatos e candidatas deverão consultar o resultado a partir das 15h do dia 7 de outubro e os que tiveram a solicitação indeferida deverão pagar a taxa.

vagas_musica_01

As provas de habilidade específica serão aplicadas no Instituto de Artes e Design da UFJF, nos dias 20, 22 e 23 de novembro. O candidato ao Bacharelado poderá optar pela habilitação em Canto, Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino, Violoncelo ou Composição. Já a Licenciatura é ofertada em Canto, Cravo, Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino, Violoncelo e Educação Musical Escolar. O resultado será divulgado no dia 28 de novembro, conforme o edital. Já o resultado final do processo está previsto para o dia 2 de fevereiro.

O ingresso, tanto no Bacharelado quanto na Licenciatura, se dá por intermédio deste Vestibular e também por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), que tem edital próprio. É possível a utilização das duas modalidades, porém, a prova de habilidade é a mesma.

As provas

A primeira etapa da seleção é a prova objetiva de Teoria e Percepção Musical, que terá duração máxima de 90 minutos e é de teor comum, independentemente da habilitação. Ela tem o objetivo de avaliar os conhecimentos teórico-musicais do candidato. De caráter eliminatório, será considerado apto aquele que obtiver pontuação acima de 30%, ou seja, 10 pontos.

Já a segunda, de Prática Musical, avalia tanto a formação musical do candidato, quanto a sua capacidade de expressão artística por meio do instrumento musical escolhido ou canto. A pontuação mínima para aprovação é de 70% da prova.

Aqueles que forem considerados aptos nas duas etapas poderão continuar no Vestibular e serão classificados de acordo com as notas no Enem, que acontecerá no dia 5 e 6 de novembro. Outras informações podem ser encontradas no Edital.

Das 48 vagas disponíveis, metade delas é disputada em ampla concorrência, enquanto as outras 24 são divididas em quatro categorias de cotas. A opção de ingresso pelo sistema de cotas deve ser feita no ato da inscrição.

Outras informações: (32) 2102-3738 (COPESE – UFJF)

Atualizada em 22/09, às 17h25