fsfs

Evento este ano conta com o tema “Mulher de fases: uma visão interdisciplinar sobre a saúde da mulher”(Foto: Géssica Leine)

Despertar um olhar mais amplo sobre as diversas questões relativas à saúde da mulher é o objetivo da IV Jornada Interdisciplinar de Saúde da Mulher, que acontece, de 23 a 25 de setembro, na Faculdade de Engenharia (Prédio Itamar Franco) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento este ano conta com o tema “Mulher de fases: uma visão interdisciplinar sobre a saúde da mulher”.

Podem se inscrever acadêmicos, profissionais de saúde e pessoas interessadas na área. Para efetivar a inscrição, o interessado deve preencher um formulário, que pode ser encontrado na página do evento, e doar 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia do evento, no ato do credenciamento. Os alimentos serão doados para entidades filantrópicas. Haverá entrega de certificado aos participantes.

O objetivo é contribuir para a formação dos futuros profissionais de saúde, aproximando as diversas áreas que atuam na saúde da mulher no conhecimento sobre as ações de cada uma e das possibilidades de atuação interdisciplinar. Segundo a coordenadora geral do evento, Simone Meira Carvalho, abordar esses assuntos é importante para que os olhares e as formas diferentes de atuação dos profissionais dialoguem e se completem.

“É importante estar debatendo os variados olhares da saúde para que, pensando numa complexidade do ser humano, cada profissional pense na sua ação em conjunto com outro profissional para, assim, poder compreender e passar uma intensidade maior para o tratamento proposto”, afirma Simone.

No dia 25, haverá atividades informativas para a comunidade, na Praça Cívica da UFJF, voltadas para a  educação em saúde. A IV Jornada acontece com a colaboração dos  projetos de extensão “De Peito Aberto”, Prosam e Ventre Amigo, e da Liga Acadêmica de Ginecologia da UFJF.

Os projetos
O projeto “De Peito Aberto”, coordenado pela professora  Simone Meira Carvalho, da Faculdade de Fisioterapia, é um programa de prevenção e acompanhamento integrado do câncer de mama, realizado com pacientes do Hospital Universitário da UFJF.

Já o projeto “Promoção de Saúde das Mulheres”(Prosam), coordenado pela professora da Faculdade de Enfermagem, Maria das Dores de Souza, trabalha a integralidade e interdisciplinaridade na atenção primária, secundária e terciária à saúde.

O projeto “Ventre Amigo”, por sua vez, é coordenado pelo professor Luciano Loures, e tem a proposta de trabalhar com os discentes o tratamento para o câncer ginecológico e suas complicações de maneira interdisciplinar.

Outras informações:
IV Jornada Interdisciplinar de Saúde da Mulher