Uma das novidades do edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2017 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é que, desta vez, não haverá um formulário exclusivo para o pedido isenção da taxa de inscrição: a solicitação é realizada no ato do cadastramento on-line da inscrição.

Os pedidos podem ser realizados até o dia 30 de setembro através do site do Pism. Têm direito à isenção da taxa os candidatos que declararem e comprovarem ter cursado ou estar cursando o ensino médio completo em escola de pública ou como bolsista integral da rede privada, ou, ainda ser membro de família com renda per capita igual ou inferior a R$ 1.320. O candidato deve estar atento à veracidade das informações fornecidas no ato do pedido, sob pena de exclusão do processo de seleção.

A comprovação exigida para alunos que cursaram ou estão cursando o ensino médio completo em escola de pública se dá mediante a apresentação de declaração, emitida pela escola. O documento deve conter o nome completo do candidato, a série/ano que está cursando e a informação de que ele está matriculado regularmente. A declaração deve ser assinada pelo responsável pela escola sob carimbo (ou identificação que contenha nome, número de documento e cargo).

Os candidatos que cursam o ensino médio como bolsistas integrais da rede privada devem apresentar uma declaração original de concessão de bolsa integral por parte da escola da rede privada. Ambas as declarações devem conter nome completo da instituição, número de inscrição no CNPJ/MF, carimbo e assinatura do funcionário responsável pela emissão do documento.

A declaração deve ser entregue pessoalmente pelo candidato ou por meio de procuração, na Central de Atendimento da UFJF, no prédio da Reitoria no Campus da UFJF em Juiz de Fora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados das 9h às 12h. Também há a possibilidade de enviar a declaração pelos Correios, em um envelope com data de postagem até o dia 30 de setembro, que esteja escrito “Assunto: Pism – Declaração de escola pública” ou “Assunto: Pism – Declaração de bolsa integral”, para o endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Coordenação Geral de Processos Seletivos – Copese, Avenida Presidente Costa e Silva, 1.520 – 2º andar, Bairro São Pedro, Juiz de Fora – MG, CEP 36037-000.

Os candidatos que pediram a isenção por serem membros de família de baixa renda devem comprovar sua situação caso sua família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), fornecendo no ato do cadastramento de inscrição o seu Número de Identificação Social (NIS). A Copese irá consultar o Órgão Gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pela candidato.

O resultado estará disponível a partir das 15h do dia 7 de outubro, no mesmo site em que o candidato realizou a inscrição. Aqueles que tiverem sua solicitação indeferida devem gerar o boleto da taxa de inscrição no próprio site e pagá-lo até as 20h do dia 7 de novembro, para que a inscrição seja efetivada. O candidato que tiver a solicitação de isenção deferida precisa simplesmente verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição, a partir das 15h do dia 5 de dezembro.

Confira outras informações no edital

Quer mais informações sobre o Pism? Confira aqui