O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou edital para o processo seletivo das turmas de mestrado 2017. São 18 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa “Dinâmicas Sócio-Ambientais e “Dinâmicas Sócio-Espaciais”, dentro da área de concentração “Espaço e Ambiente”.

As inscrições podem ser realizadas até 11 de outubro, na recepção do Instituto de Ciências Humanas (ICH) ou por correspondência via Sedex, até o último dia de inscrição.

O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas: avaliação de caráter eliminatório do projeto de dissertação; prova escrita, de caráter eliminatório, tendo por base bibliografia mínima definida no edital de seleção; prova escrita de suficiência na leitura e compreensão de texto relacionado à temática do Programa, redigido em  inglês ou espanhol , à escolha do candidato. Também está no processo a entrevista do candidato com a Comissão de Seleção, baseada na arguição do anteprojeto de dissertação e na análise da experiência acadêmica do candidato e avaliação curricular que analisará o Currículo Lattes e Histórico Escolar do candidato.
Podem se inscrever no mestrado estudantes graduados em Geografia (Bacharelado ou Licenciatura) e áreas afins, em curso superior credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação.

Dentre os documentos necessários para a inscrição estão: requerimento em formulário próprio, cópia da identidade e CPF, cópias autenticadas do Diploma de Graduação ou documento que comprove a conclusão da graduação, cópia do certificado de proficiência em língua estrangeira,  cópia do comprovante de depósito da taxa de inscrição, entre outros.

Outras informações:
Programa de Pós-Graduação em Geografia