Checar as informações fornecidas por políticos, ou sobre eles, durante a campanha para as eleições municipais. Com este objetivo, dois estudantes da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), criaram um blog que verifica essas informações durante o período eleitoral.

O blog Xeque Político, criado por Matheus de Andrade e Pedro Capetti, surgiu inspirado em outras agências de checagem que já trabalham com a verificação de informações políticas.

Segundo Andrade, as informações que são veiculadas durante este período eleitoral são verificadas, sempre checando fontes oficiais, para trazer a maior veracidade possível ao leitor. “Temos a intenção de seja um local confiável, para que os eleitores tenham a certeza daquilo que os candidatos apresentam e o que é dito sobre eles.”

O blog traz como contribuição, o repasse de informações, alertando o eleitor sobre as notícias que circulam neste período. “Nas eleições de 2014 houve, por diversas vezes, a proliferação de informações inverídicas sobre os candidatos nos mais diversos âmbitos, o que é negativo sob todos os aspectos.” ressalta Andrade.

O trabalho é realizado a partir de uma seleção das afirmações que são mais interessantes do ponto de vista do interesse público, seja pelas sugestões enviadas por leitores, ou pelo que é dito nas redes sociais e em propagandas eleitorais.