Deficientes do Instituto Bruno tiveram a oportunidade de interagir com os atletas canadenses.

Equipe do Instituto Bruno foi recepcionada pelo professor da Faefid, José Augusto (Guto) Rodrigues, e pelo atleta canadense, Kevin Strybosch (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Duas iniciativas que trabalham com deficientes marcaram presença nos treinos dos atletas paralímpicos do Canadá, na manhã desta sexta-feira, na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF. Do projeto JF Paralímpico, foram 12 alunos, uma professora e quatro guias.  Já o Instituto Bruno levou cinco deficientes, dois intérpretes tradutores e três de libras. Todos puderam interagir com os atletas .

Inspiração, determinação, foco em um objetivo foram alguns dos sentimentos descritos e compartilhados pelos presentes. “Me sinto uma profissional e cidadã que faz parte do processo de inclusão e igualdade para todos. Me sinto bem em ter trilhado esse caminho” destacou a coordenadora e psico-pedagoga do Instituto Bruno, Maria do Carmo Vianna.

Já a supervisora de esporte adaptado da Secretaria de Esporte e Lazer e Coordenadora do Programa JF Paralímpico, Karla Mesquita Belga, frisou a importância do momento, especialmente sob o ponto de vista da superação motivada pelo esporte. “Enquanto atleta e ex-professora de natação paralímpica tenho muita satisfação em lidar com pessoas que têm deficiência. Nos mostra que nossos problemas são pequenos, além de estar despertando as habilidades desportivas dos participantes e o espírito de superação, muito importantes para a participação em competições, como incentivamos, seja no Circuito de corrida de rua, seja na Semana Paralímpica.”

Projeto JF Paralímpico marcou presença na pista da Faefid na manhã desta sexta-feira durante os treinos da delegação paralímpica canadense.

Integrantes do projeto JF Paralímpico também acompanharam os treinos da delegação canadense (foto: Alexandre Dornelas/UFJF).

A delegação paralímpica do Canadá volta a treinar nesta tarde na Faefid, a partir das 15h15.