(Foto: Twin Alvarenga)

Bolsistas devem comparecer ao RU até sexta, 2, para fazer a ativação dos dados; e, a partir de segunda, entrada será liberada somente para quem fez cadastro (Foto: Twin Alvarenga)

Quem utilizou a entrada do Restaurante Universitário (RU) do campus Juiz de Fora, localizada perto da Faculdade de Engenharia, nesta terça, 30, já pôde observar a reativação de uma catraca, especialmente destinada a alunos bolsistas da Pró-Reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva (Proae) na modalidade alimentação. A implementação de um sistema tecnológico, utilizando os equipamentos já existentes, agregados de novos dados, softwares e tecnologias, tem o intuito de agilizar a entrada de estudantes no RU e evitar problemas no controle da entrada.

“O projeto é fruto de um trabalho que começou em 2014, com a criação de um Núcleo de Inovação, que permite o desenvolvimento de soluções tecnológicas na Universidade e para  a Universidade. Com isso, surgiu o projeto de controle de acesso, que viria apara resolver o sistema que existia, mas não funcionava de fato. Os analistas e bolsistas do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) trabalharam na melhoria de um sistema já existente, que pode se expandir para os outros restaurantes universitários” destaca o coordenador do CGCO, Francisco Henrique Ferreira.

O acesso se dará com a carteirinha de estudante, que já conta com um chip, e será associado com os dados deles, garantindo assim, que o usuário do serviço comprove o seu direito ao mesmo. Para contar com o serviço, os interessados devem comparecer no Restaurante Universitário até esta sexta-feira, 2 de setembro, para fazer a ativação dos dados. Estima-se que cerca de 1.100 bolsistas usarão o sistema, sendo que, a partir da próxima segunda-feira, 5 de setembro, a entrada dos bolsistas será liberada somente com o cadastro já realizado.

“Esse novo sistema vai facilitar a entrada no RU e funcionará semelhante ao que vemos nos cartões de ônibus atualmente, com um sistema de cargas”, destaca a coordenadora do Restaurante Universitário, Adriana Abreu.