fito

Atividades acontecem toda sexta-feira, a partir de 16 de setembro até 21 de outubro, e módulos abordam fitoterapia, acupuntura, medicina antroposófica, homeopatia e integralidade no cuidado

Levar ao aluno noções introdutórias a respeito de racionalidades terapêuticas que contribuem para a integralidade no cuidado é o objetivo do 3º Curso Integralidade no Cuidado: práticas integrativas e complementares. O curso é promovido pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (DSCO/Famed/UFJF) e Departamento de Práticas Integrativas e Complementares da Prefeitura de Juiz de Fora (DPIC/PJF) e busca atender estudantes de graduação dos cursos da área de saúde.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 9 de setembro, através do preenchimento de formulário. As atividades acontecem toda sexta-feira, a partir do dia 16 de setembro até o dia 21 de outubro, das 15h às 17h, no mini-auditório da Faculdade de Medicina da UFJF.

A programação teórica é distribuída em seis módulos. O primeiro tem caráter introdutório e será ministrado pela doutora em Saúde Coletiva e médica do DPIC/PJF, Walcymar Leonel Estrêla. Os demais são divididos em “Medicina Antroposófica”; “Acupuntura”; “Fitoterapia”; “Homeopatia”; e “Integralidade no Cuidado”.

Cada módulo irá abordar uma prática, com conteúdos sobre sua origem; conceitos principais; elementos do sistema médico complexo; relações com a integralidade do cuidado, e com a prática médica convencional; relatos de casos; e pesquisa científica na área e evidências de efetividade.

A programação prática conta com visitas ao serviço público, a fim de conhecer as atividades de práticas integrativas e complementares desenvolvidas nessa área. As aulas práticas poderão ser agendadas pelo estudante durante a programação teórica.

De acordo com o professor do Departamento de Saúde Coletiva da Famed da UFJF e um dos responsáveis pelo módulo “Homeopatia”, Mário Círio Nogueira, “o curso traz informações básicas sobre as práticas integrativas complementares, que boa parte dos cursos de graduação não oferecem”.

Outras informações: site Integralidade no cuidado: práticas integrativas e complementares