la jetee - filme francês Foto Divulgação

Filme “La jetée”, do diretor Chris Marker, será exibido na abertura do colóquio (Foto: Divulgação)

Marcando o início de período letivo, o Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (PPG-Letras) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o Colóquio Transversalidades Estéticas, afim de refletir sobre Literatura e crítica literária e Literatura, identidade e outras manifestações culturais, as duas linhas de pesquisa do Programa.  O evento começa na noite de terça-feira, dia 30, às 19h e vai até a próxima sexta, 2.

O colóquio é aberto à toda comunidade acadêmica, e as inscrições serão feitas por meio de lista de presença. Para garantir certificado é necessário o comparecimento a 75% do evento.  O colóquio terá início com a exibição do filme “La jetée”, do diretor francês Chris Marker, realizado em 1962. Haverá, ainda, as mesas-redondas “Travessias arriscadas na poesia contemporânea” e “Jogos e narrativas no meio eletrônico”.

Um dos destaques do evento é a conferência “Estética do objeto. Desdobramentos entre Literatura e Artes visuais”, com o professor italiano Biagio D’Angelo. Outro momento importante é a mesa de conversa que encerrará o colóquio, com o professor Natan Barreto que, na ocasião, lançará o livro “Movimento Imóvel”. A obra reúne 33 poesias, escritas a partir de obras de arte, com textos referentes a trabalhos de artistas como Henri Matisse, Pablo Picasso, Candido Portinari e Tarsila do Amaral, entre outros.

Todos os encontros ocorrerão à noite, no auditório da Faculdade de Letras. O professor do PPG-Letras, Alexandre Faria ressalta que a literatura conversa com outras formas de expressão cultural e destaca a relevância do evento. “ É importante justamente porque há uma coesão na apresentação das mesas. Todas trazem a questão da estética e dialogam com o cinema, as artes visuais e os jogos eletrônicos. É um modo interessante de se aprofundar na linguagem eletrônica e na hipermídia.”

Outras informações: (32) 2102 3118 (Programa de Pós-graduação em Letras-UFJF)