sangueCom o retorno do calendário acadêmico, alunos de diferentes cursos realizam diversas atividades para recepcionar os calouros que iniciam os estudos neste semestre na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). De trote solidário à Semana do Calouro do Instituto de Artes e Design (IAD), atividades de integração não faltam para quem dá seus primeiros passos no campus.

4ª Semana do Calouro (Seca) do IAD

Em sua quarta edição, a Semana do Calouro do IAD (Seca) surgiu após a proibição da aplicação de trote em Juiz de Fora. Inicialmente como alternativa para a arrecadação de recursos para o Diretório Acadêmico, hoje promove palestras, rodas de conversas e oficinas de conhecimento dos diversos cursos promovidos pelo Instituto. Além disso, propicia espaço para que os próprios alunos compartilhem conhecimento adquirido ao longo dos anos de faculdade.

Professores e mestrandos também participam das atividades. Há ainda uma feira livre, que acontece em todos os dias do evento, das 9h às 18h, no pátio do IAD. Já são mais de 40 inscritos para exposição de artes, quadros e comidas. A Seca começa na próxima segunda-feira, 29, e vai até sexta-feira, dia 2 de setembro. A taxa de inscrição para as oficinas é de R$ 20.

Integrante do DA do IAD, Fernanda Bertola, ressalta o crescimento do projeto: “Inicialmente não tínhamos a ideia de que esse evento pudesse se tornar tão relevante no calendário. Após quatro edições, hoje é um evento que propicia uma troca de experiências e interação entre os alunos, além de proporcionar experiências diferenciadas e ajudar os calouros com esse novo universo da Universidade.”

Trotes solidários

Outras atividades que alunos da UFJF também realizarão serão os trotes solidários. O Diretório Acadêmico 13 de Outubro, da Faculdade de Fisioterapia, realizará uma ação de doação de sangue com os calouros, entre os dias 9 e 16 de setembro, no Hemominas. A aluna do curso e participante do Diretório Acadêmico, Ariane Barros, comentou a importância da atividade como forma de integração e solidariedade a quem precisa: “É a segunda vez que realizaremos o trote solidário e na última saímos bastante satisfeitos. É uma forma mais saudável de integração. Além disso, doar é uma ação simples, mas necessária. Também estamos incentivando as pessoas a doarem medula óssea, que foi uma demanda que surgiu na primeira vez.” A expectativa é de que pelo menos 30 alunos participem.

Há quatro anos a Faculdade de Medicina também realiza o trote solidário com doação de sangue. A ação é denominada de “Calouro Solidário” e dura em torno de um mês. Neste período, os calouros são divididos em grupos e levados aos locais onde as doações são agendadas e concluídas. Além disso, arrecadam alimentos para para instituições de caridade. Ao fim das atividades há um show de calouros, em que são apresentado os resultados deste trabalho de assistência social. Para a aluna da Faculdade de Medicina, Inês Gonçalves, o projeto “integra os alunos de forma não ofensiva, ressaltando a solidariedade e o sentimento de empatia nos novos alunos, algo imprescindível para o exercício da Medicina”.

Empresa júnior promove evento solidário para doação de sangue

A Apsi Consultoria Jr, empresa júnior da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza, na quarta-feira, 31, o evento Cidadão Sangue Bom. A ação, que acontece uma vez por ano desde 2011, tem parceria com o Hemominas e consiste em promover a conscientização para a doação de sangue. Os interessados em contribuir devem comparecer ao Hemominas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para a Coordenadora do Núcleo de Eventos da Apsi, Camila Parise, o evento é uma “responsabilidade social, em que procura-se desenvolver uma atividade para a sociedade, com o intuito de ajudar mesmo, de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação”.

Responsável pelo Setor de Captação e Cadastro de Doadores do Hemominas, Lidiane Laroca destaca a importância da parceria estabelecida com a Apsi. “Esse tipo de evento, de parceria, chama um público de jovens cidadãos, que podem vir a ser fidelizados, podem passar a doar ao longo da vida. Além disso, contribui para o aumento de cadastros e, assim, de estoque, de comparecimento; enfim, a semente é lançada”.

Lidiane atenta ainda para o caráter único da doação de sangue. “O sangue é insubstituível, só temos sangue, só podemos atender àqueles necessitados, se houver doador”, afirma.

Ao chegar ao local de doação, todos os voluntários irão passar pelo cadastramento seguido de uma triagem clínica. O material coletado passará por exames para, assim, ser distribuído aos hospitais de Juiz de Fora e redondezas.

Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg; e não ter tido hepatite após os 11 anos de idade. É importante ainda não ter feito exames, como endoscopia, nos últimos seis meses; e não ter feito tatuagem ou piercing no último ano. Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal ou portando autorização desse, com fotocópia do documento de identidade do responsável. Além disso, é necessário que todos apresentem documento de identificação original com foto.

O doador deve estar alimentado. Se a doação for acontecer pela manhã, recomenda-se fazer uma refeição leve. Após o almoço, ou refeições mais pesadas, é preciso aguardar um período de três horas para efetuar a doação. Mulheres podem doar até três vezes em um período de 12 meses, respeitando um intervalo de 90 dias entre cada doação. Já os homens podem doar até quatro vezes por ano, num intervalo de 60 dias entre cada doação.

O Hemominas está sempre aberto a doações. Voluntários podem agendar sua doação através de uma ligação gratuita para o telefone 155, opção 8. O agendamento não é obrigatório, mas garante prioridade no atendimento.

Outras informações: presidencia.apsi@gmail.com