"Nossa meta foi trazer para Juiz de Fora um grupo de pesquisa que se tornasse uma referência pela qualidade de trabalho e presença marcante no cenário nacional e internacional”, afirma o fundador do Nupes, Alexander Moreira-Almeida (Foto: Aline Carvalho)

“Nossa meta foi trazer para Juiz de Fora um grupo de pesquisa que se tornasse uma referência pela qualidade de trabalho e presença marcante no cenário nacional e internacional”, afirma o fundador do Nupes, Alexander Moreira-Almeida (Foto: Aline Carvalho)

Como a espiritualidade de um paciente se relaciona com sua saúde? Como elaborar investigações científicas acerca de experiências espirituais? Qual o impacto desta área de estudo na comunidade e atividades científicas? Estas são questões que norteiam o Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes), criado há dez anos na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De caráter multidisciplinar, o grupo reúne alunos, professores e pesquisadores de áreas variadas, averiguando desde aspectos genéticos a psicológicos, passando por análises fenomenológicas e neurofisiológicas de objetos de estudo espirituais, além de abranger áreas além da medicina, como física, estatística, história, economia, jornalismo e literatura. “Desde o princípio, nossa meta foi justamente trazer para Juiz de Fora um grupo de pesquisa que se tornasse uma referência pela qualidade de trabalho e presença marcante no cenário nacional e internacional”, avalia o professor e fundador do Nupes, Alexander Moreira-Almeida.

Atualmente, o grupo é considerado o principal nome no Brasil na área de pesquisas sobre espiritualidade e saúde, contando com mais de 80 artigos publicados em periódicos, mais de três mil citações no Google Acadêmico e parcerias com universidades como Oxford, na Inglaterra, e Aachen, na Alemanha.

Eventos comemorativos e convidado internacional

Este ano, o Núcleo promove uma série de cursos e conferências com o convidado internacional, o psicólogo alemão Harald Walach, diretor do Instituto de Estudos Transculturais em Saúde e professor de Metodologia de Pesquisa da Universidade Europeia Viadrina, localizada na Alemanha. As conferências acontecerão no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH) na próxima semana, nos dias 29 e 31 de agosto, a partir das 19h, sob os temas “Espiritualidade: o Tabu do séc XXI” e “Terapias complementares e alternativas”. A entrada é gratuita e os eventos são abertas ao público geral, contando com tradução simultânea para das palestras para o português. Para saber mais sobre os demais cursos e workshops, com inscrições gratuitas e vagas limitadas, acesse este link.

Nupes é considerado o principal nome no Brasil na área de pesquisas sobre espiritualidade e saúde, contando com mais de 80 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais

Quebra de tabus

No fim do ano passado, a World Psychiatrist Association (WPA) aprovou um “position statement”, um documento oficial onde declara a importância de se incluir a espiritualidade no ensino, na pesquisa e na prática clínica em psiquiatria em todo o mundo. A produção e aprovação deste documento foi liderada pelo professor Alexander Moreira-Almeida, que também é o diretor da Seção de Espiritualidade e Psiquiatria da WPA.

Para Maria Inês Boechat, professora da área de Medicina e paciente em tratamento psiquiátrico bem sucedido de um quadro de depressão, ainda existe um preconceito acerca da área de espiritualidade e sobre sua relação com doenças como a depressão. “Aprendi que existe saúde física, mental e espiritual”, afirma. “Voltei a rezar pela ciência. Pedi evidências científicas de que funciona, e acreditei, primeiro, cientificamente. Hoje, posso dizer que mudou minha vida. Não acredito em uma espiritualidade sem atitude ou sem piedade com as pessoas. Construí em mim uma igreja interna e continuo praticando até hoje, já que é um processo contínuo com a minha própria saúde.”

Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade em Saúde

(32) 2102-3848 (Programa de Pós-Graduação em Saúde – UFJF)

TV Nupes