inflação - dinheiro - economia

Desenvolver a capacidade financeira nos estudantes é um dos objetivos do 3º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática, que tem início nesta quinta-feira, 25, e segue até o dia 27. O evento, que será sediado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conta com a participação dos professores da Universidade Nova Lisboa (Portugal), Antônio Domingo e Ana Elisa Esteves, e da Universidade Estadual de Nova Jersey (Estados Unidos), Arthur Belfor Powell.

Os participantes devem comparecer ao Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) das 14h às 18h no dia 25 para realizarem o credenciamento. A palestra de abertura “A Conjuntura Econômica e a Importância da Educação Financeira” terá início às 18h30 e será ministrada pelo professor Guilherme Sperandio Ventura (PUC/MG). Às 20h, o público poderá participar de uma mesa-redonda sobre “A Educação Financeira na escola e na sala de aula de Matemática”.

As inscrições podem ser feitas até a véspera, por meio do link, professores das redes municipais e estaduais de ensino e outros grupos específicos de público contam com isenção de taxas. Para os demais interessados, os valores variam de acordo com o momento em que as inscrições forem realizadas.

O grupo composto pela UFJF e as universidades portuguesas e americanas faz parte de uma iniciativa do ramo educacional da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A organização de 34 países membros não abrange o Brasil. Contudo, o país é beneficiado por fazer parte do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa), desenvolvido pela OCDE para medir a capacidade de alunos de 15 anos, momento em que se pressupõe o término da educação básica.

O índice Pisa passou a avaliar o quesito Literacia Financeira, além dos exames tradicionais como Leitura e Ciências. O novo quesito é ligado ao aprendizado dos estudantes sobre a educação financeira e matemática. Em 2011, o Brasil participou de testes preliminares nesta área, mas obteve um baixo aproveitamento.

Nesse sentido, uma das ambições do seminário, e do projeto como um todo, é desenvolver a capacidade financeira nos estudantes, elemento que, em médio prazo, pode render resultados melhores para os estudantes brasileiros nesta área e, até mesmo, em caso de participação no novo exame, aprimorar os resultados brasileiros no Pisa. As avaliações do Pisa são um dos critérios para a entrada de um país na OCDE.

Confira a Programação Completa do 3º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática.

Outras informações: (32) 2102-3316 (Departamento de Matemática – UFJF).