Nos dias 15 e 16 de setembro Juiz de Fora sediará o 2º Encontro Minas-Rio de Hepatologia, evento promovido pelo Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Grupo de Fígado do Rio de Janeiro. Assim como a primeira edição, que também ocorreu em Juiz de Fora, o objetivo do encontro é fazer uma abordagem geral das doenças hepáticas de maior prevalência.

Até o dia 5 de setembro as inscrições serão gratuitas para residentes ou pós-graduandos nas áreas de Gastroenterologia, Hepatologia, Clínica Médica, Intensivistas e Cirurgia Geral (os requisitos encontram-se aqui). Os interessados em enviar resumos para posteres têm até o dia 29 de agosto para submeter suas propostas (aqui as instruções). Para os demais as inscrições vão até o dia 31 de agosto.

A programação do evento contará com um módulo prático realizado no HU-UFJF, com vagas limitadas a um número de 30, havendo dentre as atividades, por exemplo, a abordagem de noções sobre radiologia hepática. O foco no módulo deste ano será nas doenças hepatobiliares, e diante da importância do tema foi fechado um acordo com a Secretária de Saúde do município para que as inscrições destes servidores seja gratuita.

O restante da programação ocorre no Independência Trade Hotel, se iniciando às 14h na quinta-feira e às 8h na sexta. Dentre os palestrantes estão, por exemplo, Edson Parise, que já foi presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).

Doença esquecida

O atual presidente da organização, Edmundo Pessoa de Almeida, também estará presente e falará sobre a esquistossomose, que ainda é uma doença endêmica em várias regiões. O foco durante o encontro será na ocorrência hepato-esplênica da doença, variação que além das tradicionais alterações, também causa acometimentos no baço do enfermo. A esquistossomose é causada pelo Schistosoma mansoni, tendo como hospedeiro intermediário o caramujo e por fim o homem, podendo causar graves problemas no fígado durante sua fase aguda.

Além dos dois, Maria Lúcia Ferraz fará uma abordagem sobre o tratamento da hepatite C. A programação completa pode ser conferida aqui).

O chefe do Serviço de Gastroenterologia do HU-UFJF, Fábio Heleno, destaca o fato de “o evento não ser só de Juiz de Fora, mas também de toda a região” para demonstrar a abrangência do encontro. Além dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, haverá expositores de São Paulo e Pernambuco. Segundo o médico, que é um dos organizadores do evento, a principal intenção é “proporcionar uma abordagem geral das doenças hepáticas mais importantes para clínicos de gastroenterologistas e hepatologistas”.

Outras informações: www.minasriohepatologia2016.com.br/