8314929977_28fd740070_b

São 20 para o mestrado e dez para o doutorado. As inscrições vão de 19 de setembro a 16 de outubro, pela internet (Foto: Abee5 via VisualHunt.com/CC BY)

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou edital para o processo seletivo das turmas de mestrado e doutorado 2017. São 20 vagas para o mestrado e dez vagas para o doutorado. As inscrições podem ser realizadas do dia 19 de setembro a 16 de outubro, pela internet, no Sistema Integrado de Gestão (Siga) por meio de um formulário específico, de acordo com os editais de mestrado e doutorado.

O programa tem como área de concentração “História, Cultura e Poder”, estruturando-se a partir de duas linhas de pesquisa: “Narrativa, Imagens e Sociabilidades” e “Poder, Mercado e Trabalho”.

O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas: avaliação de caráter eliminatório do projeto de dissertação; prova escrita, de caráter eliminatório, tendo por base bibliografia mínima definida no Edital de Seleção; prova escrita de suficiência na leitura e compreensão de texto relacionado à temática do Programa, redigido em francês ou inglês, à escolha do candidato; entrevista do candidato com a Comissão de Seleção, baseada na apreciação do curriculum vitae e do pré-projeto de dissertação do candidato.

Podem se inscrever no mestrado estudantes graduados em História, ou áreas afins, em curso superior credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação. Já para o doutorado, portadores do título de mestre (ou  em andamento) em História ou áreas afins obtidos em programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes. Dentre os documentos necessários para a inscrição estão: requerimento em formulário próprio, cópia da identidade e CPF, cópias autenticadas do Diploma de Graduação ou documento que comprove a conclusão da graduação, cópia do comprovante de depósito da taxa de inscrição, entre outros.

Outras informações:

Programa de Pós-Graduação em História