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O alto índice de reprovação na disciplina Cálculo 1, na Universidade, motivou a escolha do tema pelo mestrando Davidson Mendes Ferreira de Paula

O mestrando Davidson Mendes Ferreira de Paula, do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), defendeu, nesta quinta-feira, 18, a dissertação “Limite: uma conexão entre o ensino básico e o ensino superior”. A pesquisa busca mostrar a relevância da noção de limite no ensino de cálculo diferencial e integral como um elo que une o ensino médio e a graduação.

A escolha do tema, segundo Davidson, surgiu quando o mestrando viu a oportunidade de tentar resolver parte de um grande problema que ocorre nos primeiros períodos dos cursos da área de exatas: a reprovação em cálculo. ”Penso que grande parte dos alunos que são reprovados já no Cálculo 1 perdem a disciplina, pois demoram muito a entender que a matemática do ensino superior é bem diferente. Creio que existe uma grande lacuna que separa o ensino básico do superior e acredito que parte dela poderia ser suprida se no ensino médio os alunos aprendessem noções básicas de limite”, explica.

A dissertação foi desenvolvida por meio de consultas a diversas bibliografias de ensino superior e básico, a fim de criar vários planos de aula que servirão como orientação para professores interessados em abordar esse assunto em suas turmas de ensino médio. “O trabalho é composto por vários planos que tratam desde a noção inicial de limite, passando por derivadas, até as somas de Georg Riemann e noções de integral, além de uma síntese sobre esses assuntos. Temas como máximos e mínimos de funções, áreas e volumes, tornam a introdução do tema menos impactante e abrem caminho para resolvermos problemas mais avançados.”

Para a orientador do estudo, Olímpio Hiroshi Miyagaki, a pesquisa tem o propósito de interligar o conteúdo matemático dos diferentes níveis de ensino. “Essa pesquisa não é relevante apenas para os professores do ensino fundamental e médio, mas também para os professores do ensino superior, pois mostra como conectar a matemática vista até o ensino médio com ‘nova’ matemática, vista no ensino superior, através de inúmeros exemplos práticos inseridos no trabalho.”

Outras informações:
Telefone: (32) 2102-3339  

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat-UFJF)