Jesse_OwensJesse_Owens

Americano Jesse Owens conquistou três ouros em Berlim-1936 (Foto: Anônimo/Biblioteca Congresso EUA)

As vaias da torcida brasileira contra o francês Renaud Lavillenie, na final do salto com vara, na última segunda-feira, 15, foram comparadas pelo atleta ao comportamento de alemães durante o regime nazista em relação ao americano negro Jesse Owens. Criticado, o atleta francês se arrependeu da analogia. O protagonismo de Owens, citado pelo saltador, é um dos cinco vídeos selecionados pelo Portal UFJF 2016 sobre momentos históricos dos Jogos Olímpicos. Confira:

1 – Jesse Owens em Berlim (1936)
O velocista negro e filho de escravos Jesse Owens correu não apenas contra o tempo mas também contra a teoria nazista de superioridade da raça ariana e o racismo nos Estados Unidos. Naquele período, Owens era obrigado a andar na traseira do ônibus devido à política de segregação racial no seu país. O velocista levou ouro para casa nos 100 e nos 200 metros, no salto em distância e no revezamento 4 x 100 metros.

 Confira o vídeo: Jesse Owens em Berlim. 

2 – Gabrielle Andersen-Scheiss em Los Angeles (1984)
A maratonista suíça levou a 37ª colocação entre 44 participantes da 1ª Maratona Olímpica feminina da história. Radicada nos Estados Unidos, Gabrielle chegou cambaleando ao fim do percurso, protagonizando uma das cenas mais fortes do atletismo de todos os tempos. Desidratada e com fortes cãibras e dores, a suíça fez questão de concluir a prova.

Assista ao vídeo: No extremo com Gabrielle Anderesen-Scheiss.

3 – Derek Redmond em Barcelona (1992)
O corredor britânico Derek Redmond era a grande aposta da prova de 400 metros dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, mas logo após a largada o atleta sofreu uma lesão em seu tendão de aquiles. Ao invés de parar imediatamente e receber atendimento médico, Redmond completou a prova mancando.

Veja o vídeo: Derek Redmond.

4 – Seleção Brasileira de Vôlei Masculino (1992)
O primeiro euro de um esporte coletivo do Brasil chegou em 1992, com o vôlei. A seleção masculina, na época liderada pelo técnico José Roberto Guimarães, consagrou-se com a “Geração de Ouro”, vencendo de 3 sets a 0 a final contra a Holanda.

Confira o vídeo: O primeiro ouro do vôlei do Brasil. 

5 – Momentos clássicos de Usain Bolt
É  impossível falar de Olimpíadas sem se lembrar do atleta jamaicano Usain Bolt, conhecido como o “raio” ou “relâmpago” do atletismo. Bolt já conquistou uma coleção de medalhas e recordes mundiais. No vídeo abaixo, é possível ver alguns dos melhores momentos de sua carreira.

Assista ao vídeo: O mais veloz de todos os tempos, Usain Bolt

Portal UFJF 2016

UFJF 2016 no Facebook e no Instagram