O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) já abriu o sistema para que os grupos de pesquisa atualizem os dados em sua plataforma. O Censo 2016 do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) servirá para atualizar os dados dos grupos devidamente certificados pelos Dirigentes Institucionais de Pesquisa. Grupos Certificados que estiverem com a chancela de “não-atualizado” ou “em preenchimento” não participam do censo.

A Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mônica Ribeiro, alerta para a necessidade de os líderes dos grupos, de todos os campos do conhecimento, atualizarem a base de dados de forma mais completa possível. Isso significa: excluir grupos inativos, pesquisadores ou estudantes que não participem mais do grupo, incluir novos participantes, atualizar linhas de pesquisa, instituições parceiras, cadastrar novos grupos, entre outras atualizações.

A Pró-reitora ressalta que a participação dos pesquisadores é “importantíssima na atualização do censo, porque é a referência que o CNPq tem para fazer concessão de cotas de bolsas institucionais, principalmente de Iniciação Científica.” E lembra, “a concessão é a cada dois anos e tem de ser feito um relatório comprobatório de grupos de pesquisa ativos. Atualmente há uma parcela de pesquisadores cujos diretórios não estão atualizados, em preenchimento e, provavelmente, que ainda nem abriram o Diretório Lattes no CNPq”.

Os dirigentes devem retirar a certificação de grupos que não estejam mais ativos e que, por algum motivo, não foram excluídos. Além da revisão dos dados de grupos, é extremamente importante a atualização dos Currículos Lattes de todos os pesquisadores, estudantes e técnicos participantes, pois deles são extraídos dados da formação acadêmica e da produção científica, tecnológica e artística dos participantes, além de outras informações.

Novos grupos devem solicitar autorização do líder, que encaminha o pedido à pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa para a aprovação. Aqueles que estão em preenchimento ou desatualizados podem fazer diretamente no site do CNPq. O Lattes possibilita que mestres sejam líderes de pesquisas, mas somente doutores podem ser líderes de grupo. É fundamental cadastrar todos os participantes.

Para mais informações, a Central de Atendimento do CNPq está disponível para esclarecer dúvidas sobre os procedimentos necessários. Basta selecionar o assunto Diretório dos Grupos de Pesquisa, ligar para o número (61) 3211-4000 ou, ainda, enviar um e-mail para atendimento@cnpq.br. O objetivo é mobilizar as instituições participantes para que o Censo 2016 retrate da melhor forma possível a atividade de pesquisa em cada instituição.

Censo Interno de Laboratórios

Foi prorrogada até o dia 31 de agosto a inscrição para o Censo Laboratórios UFJF – 2016. O instrumento consiste em um formulário, por meio do qual serão cadastrados todos os laboratórios ativos da instituição, além de dados como as principais atividades, parcerias, demandas e dificuldades. O preenchimento dos dados é obrigatório e condição para participação dos pesquisadores em futuros editais.

Este levantamento reunirá informações quantitativas sobre a realidade dos laboratórios, criando um diagnóstico institucional para identificar vocações e competências. Os resultados irão subsidiar as prioridades estratégicas da instituição e direcionar os investimentos e a alocação de recursos materiais e humanos.