Colação de Grau Unificada marca término do primeiro semestre na UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

Formandos de 21 cursos participaram da primeira noite da Colação de Grau Unificada do primeiro semestre letivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta terça-feira, 16. As solenidades acontecem no Cine-Theatro Central e se estendem aos dias 17 e 18 de agosto, reunindo 1200 formandos. Os cursos são divididos em dois horários por noite.

Confira e baixe as fotos do evento.

Pela primeira vez conferindo o grau superior aos estudantes, o reitor Marcus David defendeu o papel do ensino superior gratuito. “O que muito nos orgulha é que essa instituição de qualidade é pública. O Estado brasileiro tomou uma importante decisão ao fazer um investimento expressivo na formação de nível superior de seus estudantes. Esse sistema é um dos importantes instrumentos que pode garantir o desenvolvimento econômico e social do nosso país”, discursou. Também ressaltou a grande transformação proporcionada pelas políticas de ações afirmativas, que mudaram o perfil dos alunos das universidades do país.

Evento teve a apresentação do Coral da UFJF (Foto: Alexandre Dornelas)

Em uma apresentação afinada e descontraída, o Coral da UFJF embalou a recepção dos formandos. O grupo cantou “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, com arranjo de André Pires, e “Jack Sou Brasileiro”, do compositor Lenine, com arranjo de Guilherme Héus.

Graduado em Matemática, Luiz Fernando Andrade Dantas, 28, vislumbra o futuro e planeja começar a trabalhar como professor, além de dar continuidade aos estudos através de programas de pós-graduação. “Já estou tentando um processo seletivo para mestrado em Educação Matemática, que é a minha área. O objetivo inicial foi cumprido, agora, é continuar a estudar para aprimorar a prática”.

Reitor Marcus David destacou papel da universidade pública e das ações afirmativas (Foto: Alexandre Dornelas)

Em sua segunda graduação, Sérgio André de Matos sente-se realizado e esperançoso ao concluir a licenciatura em Química. “A partir desta etapa, os horizontes são ampliados, porque eu já trabalho na área e, agora, poderei prestar concursos públicos e dar aulas em escolas particulares”. Aos 58 anos de idade, ele diz que voltar a estudar não foi fácil. “Foi uma trajetória complicada, tenho família, emprego e dificuldades financeiras, isso apertou”, desabafa.

Eu amo a Universidade, a dinâmica me fortalece, me cativa. Sentirei falta do ritmo de estudo e já quero engatar no mestrado, Adriana dos Reis, licenciada em Química.

Pela primeira vez, juramento foi específico para cada um dos cursos (Foto: Twin Alvarenga)

A licenciada também em Química, Adriana Helena Portes dos Reis, 43, pretende seguir carreira acadêmica e trabalhar como professora na rede de ensino superior. Com um sorriso no rosto ela destaca o ambiente universitário. “Eu amo a Universidade, a dinâmica me fortalece, me cativa. Sentirei falta do ritmo de estudo e já quero engatar no mestrado”.

Natural de Dores do Turvo (MG), Thamires Coelho, 23, que conclui o primeiro ciclo em Ciências Exatas, diz que a experiência é surpreendente.  “Estudar na UFJF é muito bom, ela é muito conceituada e acho que me ajudará a conseguir emprego”. Além disso, ela destaca suas origens. “Para mim, que vim de uma cidade pequena, que é quase do tamanho do campus, foi impressionante, uma experiência ímpar”, brinca.

Os novos profissionais saíram do Cine-Theatro Central com seus diplomas em mãos. Os formandos devem chegar ao local com antecedência para vestir as becas e assinar o termo de colação de grau. Acompanhe abaixo os dias e horários dos próximos cursos:

17 de agosto: Primeiro horário (18h30):

Ciências Biológicas

Nutrição

Arquitetura e Urbanismo

Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia Civil

Engenharia Computacional

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos

Engenharia Elétrica – Robótica e Automação