Farmacêuticos da Alegria Foto Arquivo Daff

Integrantes do grupo em uma das visitas ao abrigo (Foto: Arquivo Daff)

O projeto Farmacêuticos da Alegria, desenvolvido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Farmácia (Daff) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará mais uma ação neste sábado, dia 12, junto aos idosos do Abrigo Santa Helena, a partir das 16h.

As visitas são mensais, ocorrendo no segundo sábado de cada mês, e são abertas a todos os interessados. O projeto ocorre em conjunto com o grupo Doutores do Amor, outra associação que realiza visitas do gênero, e visa auxiliar os mais de  cem idosos abrigados pela instituição nos mais diversos âmbitos, como no desenvolvimento de atividades junto a estes.

Para a  diretora de Assistência Social do Daff, Bárbara Caneschi, a relação entre voluntários e idosos é extremamente produtiva: “Acabamos criando um vínculo, já que realizamos o trabalho há mais de uma ano. Eles até sentem falta e pedem para irmos mais vezes.” As visitas costumam contar com uma média de dez voluntários, mas há outras formas de auxiliar no projeto, como doações que servirão para as atividades do grupo. No Abrigo Santa Helena as ações começaram em 2015, mas o grupo realiza visita deste tipo desde 2014.

Além do Farmacêuticos da Alegria o Daff realiza outras atividades beneficentes, como a arrecadação de mantimentos e agasalhos doados para instituições que atuam na região. A página do projeto no Facebook conta com todas as ações desenvolvidas, e convida os interessados a participarem. Para as visitas ao Abrigo Santa Helena, basta  entrar em contato com algum membro do Daff, o que também está sinalizado na página, assim como os horários e outras maneiras de ajudar.

O abrigo

O Abrigo Santa Helena é uma instituição filantrópica fundada em 1915 e que tem por objetivo atender a pessoas idosas com poucos recursos. O abrigo é considerado de utilidade pública nas instâncias municipal, estadual e federal e conta hoje com 145 internos. Ele fica localizado no bairro Vila Ideal, na Avenida Francisco Valadares 2.745.

Para outras informações, acesse o site.