Atleta_chinesa_Bian_Ka_arremeso_peso_shot_put_Foto_Twin_Alvarenga_UFJF_ufjf2016

Atleta chinesa Bian Ka, do arremesso de peso, estreia na Rio 2016 na manhã desta sexta (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

No primeiro dia de provas de atletismo nos Jogos Rio 2016, nesta sexta, 12, já haverá a participação de atletas que treinaram na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Veja na tabela abaixo os horários de início das provas e os representantes dos países que treinaram na cidade. Verifique também os brasileiros em cada modalidade.

As primeiras atletas a entrar na pista do Estádio Olímpico serão a canadense Brianne Theisen-Eaton e a estoniana Grit Sadeiko, no heptatlo, a partir das 9h35. Entre os homens, os primeiros a competir são o polonês Adam Kszczot, o eslovaco Jozef Repčík e o canadense Brandon McBride, nos 800 metros rasos.

Uma das expectativas do dia é a participação do chinês Chen Ding, que buscará defender o recorde e o bicampeonato olímpico na marcha atlética de 20 quilômetros. A prova será na orla da Praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O atleta asiático foi o primeiro a chegar a Juiz de Fora, no dia 22 de julho. E seis dos seus concorrentes treinaram também na Universidade e na BR-440 (Via São Pedro).

Sexta-feira, 12

brianne_Theisen-Eaton_ufjf--heptatlo_Foto_Twin_Alvarenga_UFJF

Vice-campeã mundial no heptatlo, Brianne Theisen-Eaton, durante treino na UFJF; primeiro dia de disputa terá três provas da modalidade (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

9h30 – Lançamento de disco (M)
Não há atletas que treinaram na UFJF e nem brasileiros

9h35 – Heptatlo (F) – dia 1 – 100 metros com barreiras
Vanessa Chefer (Brasil)

10h05 – Arremesso de peso (F)
Bian Ka (China), Gao Yang (China), Gong Lijiao (China) e Brittany Crew (Canadá)
Geisa Arcanjo (Brasil)

10h10 – 800 metros rasos (M)
Adam Kszczot (Polônia), Jozef Repčík (Eslováquia) e Brandon McBride (Canadá)
Kleberson Davide e Lutimar Paes (Brasil)

10h50 – Heptatlo (F) – dia 1 -salto em altura

11h10 -10 mil metros rasos (F) – final
Não há atletas que treinaram na UFJF
Tatiele Roberta de Carvalho (Brasil)

11h55 – 100 metros rasos (F)
Não há atletas que treinaram na UFJF e nem brasileiras

Ding_Chen_na_UFJF_Foto_Caique_Cahon_UFJF

Chen Ding buscará o bicampeonato olímpico, na marcha atlética de 20 km, na tarde desta sexta (Foto: Caique Cahon/UFJF)

14h30 – Marcha atlética 20 km (M)
Chen Ding (China), Cai Zelin (China), Zhen Wang (China), Evan Dunfee (Canadá), Benjamin Thorne (Canadá), Inaki Gomez (Canadá) e Anton Kučmín (Eslováquia)
Caio Bonfim, Moacir Zimmermann e José Alessandro Bagio (Brasil)

20h30 – 1.500 metros rasos (F)
Sofia Ennaoui (Polônia)
Não há brasileiras nesta prova

20h35 – Heptatlo (F) – dia 1 – arremesso de peso
Vanessa Chefer (Brasil)

20h40 – Lançamento de martelo (F)
Heather Steacy (Canadá), Wang Zheng (China), Liu Tingting (China) e Zhang Wenxiu (China)
Não há brasileiras nesta prova

21h05 – 400 metros rasos (M)
Não há atletas que treinaram na UFJF
Hederson Estefani (Brasil)

A relação com o nome dos participantes de cada prova é divulgada na véspera das provas pela Rio 2016. A transmissão do atletismo pela TV ocorrerá pelos canais por assinatura SporTV 3 e 6 a partir das 9h25, SportTV 5 a partir das 14h20, ESPN e Fox Sports. São esperadas inserções durante o dia na TV Globo.

Equipes na UFJF
A Universidade firmou acordo para receber cerca de 330 atletas e técnicos de oito países: equipes de atletismo de Canadá, China, Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, Polônia e Qatar; levantamento de peso da Eslováquia; seleção masculina de vôlei do Egito e delegação paralímpica de atletismo do Canadá. A maratonista holandesa Andrea Deelstra também treinou por um dia na Faculdade de Educação Física e Desportos.

Atualmente ainda se preparam na instituição equipes do Canadá, da China e da Eslováquia. O último dia de atividades será no dia 17; os treinos com visitação pública se encerram no próximo domingo, 14. Interessados em assistir às atividades podem reservas os ingressos por meio do menu Participe do site UFJF 2016.

Portal UFJF 2016
UFJF 2016 no Facebook e no Instagram