(Foto: Géssica Leine)

Doutoranda Janaína de Oliveira Nunes Ribeiro trabalhou  com discussões sobre os newsgames, sobre o que está por trás dos jogos e sobre quais conceitos abordam (Foto: Géssica Leine)

A doutoranda Janaína de Oliveira Nunes Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), defendeu, nesta terça-feira, 9, a tese “Newsgames e Aprendizagem: Possibilidades de construção de conhecimento a partir da interação com jogos digitais”. A pesquisa busca analisar a importância dos newsgames – jogos eletrônicos  baseados em acontecimentos reais e em aspectos jornalísticos – no processo de aprendizagem.

“Eu comecei a estudar newsgames em 2010, quando dava aula em outra cidade; me chamava a atenção como os newsgames podem ajudar na aprendizagem. Depois, iniciei o estudo aqui com o Grupo de Pesquisa em Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC), na Faculdade de Educação (Faced), trabalhando com oito alunos voluntários”, explica Janaína.

A tese foi desenvolvida a partir de um trabalho de campo na UFJF, com alunos dos cursos de Jornalismo e de História. E, a partir dos dados coletados, foi feita a análise sobre a relação dos newsgames com a aprendizagem dos estudantes.

“Trabalhei com três jogos eletrônicos e apliquei uma proposta metodológica, chamada dialogismo, que trata da livre discussão sobre os newsgames, da discussão sobre a literacia midiática que está por trás desses jogos e da discussão conceitual que esse jogo aborda.” esclarece.

Para a orientadora da pesquisa, Maria Teresa de Assunção Freitas, a importância do estudo é altamente inovadora e traz a inserção da tecnologia nos sistemas de aprendizagem dentro da universidade. “Eu vejo que estamos numa época em que não podemos mais viver sem o digital e percebemos nas salas de aula da Universidade que isto ainda não está sendo trabalhado. Porém esse digital está abrindo novas formas de aprendizagem, novas formas de se trabalhar o conhecimento; e a Universidade não pode desconhecer isso.”