Com o tema “Educação, Direitos Humanos e Questões Contemporâneas”, a Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará, entre 30 de agosto e 2 de setembro, a III Semana da Faced, a VIII Semana da Educação e o XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação.

Organizado pelo Departamento de Educação e pelo Programa da Pós-graduação em Educação (PPGE), o evento é aberto a professores (universitários e da educação básica) e a comunidade acadêmica e externa. As inscrições para as oficinas e o credenciamento ocorrerão no dia 30 de agosto, mas graduandos em Pedagogia e demais licenciaturas, matriculados em disciplinas da Faced, que se cadastrarem pelo site do evento, até o dia 15, estarão isentos da taxa. Os participantes inscritos receberão certificado, apresentando ou não trabalhos no simpósio.

Durante o evento serão tratadas relações entre educação e direitos humanos no contexto dos debates que atualmente ocupam a sociedade e indo ao encontro dos tópicos de interesse de diversos grupos de pesquisa da Faced.

Na programação, oficinas, atividades culturais, mesas-redondas, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos. A mesa de abertura, que introduzirá o tema central, contará com a palestra do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Silvio Gallo; enquanto a mesa de encerramento debaterá “O Movimento Escola Sem Partido: pressupostos e implicações à Educação em Direitos Humanos”, com a presença do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Fernando Penna. Outro destaque é a participação do líder indígena e professor honoris causa da UFJF, Ailton Krenak, na mesa sobre “Direitos Humanos, Ambiente e Relações Étnico-Raciais”.

Segundo a organizadora do evento, Ana Rosa Picanso, trazer essas discussões para o campo da educação é de extrema importância, no atual cenário de cortes de investimento público em políticas sociais e da emergência de políticas como o Escola sem Partido, que sinalizam um retrocesso nas conquistas sociais.

Compreendemos que vivemos tempos assolados por uma cultura de violência, principalmente relacionadas a questões de gênero, raça, etnia, nível socioeconômico, opção religiosa e política, orientação sexual e a pessoas com deficiência. São violências que permeiam nossas subjetividades e nossas formas de ser, pensar, agir, e que muitas vezes se apresentam sob forma de discursos e práticas aprendidas, sem que se leve em conta seus significados e implicações. Por isso, a III Semana da Faced volta-se a este tema com o objetivo de promover discussões acerca de tais violações e suas implicações à educação aos direitos de todas as pessoas ao reconhecimento, a participação social e a distribuição igualitária de bens, serviços sociais, ambientais, econômicos, culturais e políticos. Nessa perspectiva, volta-se a uma formação comprometida com o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, fundado nos pilares da igualdade de direitos e na liberdade.”, concluiu.

Confira a programação completa da III Semana da Faced

Outras informações: (32) 2102-3911 (Faced-UFJF)