fsf

Trabalho busca demonstrar técnicas de construção mais detalhadas de polinômios, visto que o tema não é explorado na maioria das escolas (Foto: Caique Cahon)

O mestrando Luiz Fernando Barbosa de Queiroz, do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), defendeu, neste sábado, 6, a dissertação “Construções Gráficas Polinomiais Fazendo Uso de Derivadas”.

O mestrando realiza um trabalho focado em alunos do terceiro ano do ensino médio que têm interesse em cursar, no ensino superior, cursos das áreas de Ciências Exatas, ajudando na preparação a partir de técnicas de  construção mais detalhadas de polinômios ensinados aos alunos. “Observei a necessidade de alunos de os alunos terem uma noção básica sobre derivadas antes de entrarem para faculdade, visto que esse tema não é abordado na maioria das escolas”.

Queiroz destaca que a pesquisa foi feita através de livros e sites relacionados à matéria e que resultou num trabalho em que o conteúdo se adequa ao horário disponível dos alunos e atende às necessidades de cada um, obtendo um bom rendimento dos estudantes.

Para o orientador da pesquisa, Eduard Toon, o trabalho tem grande importância por propor novas técnicas de ensino que auxiliam o professor dentro da sala de aula. “Ajuda o professor a ter uma visão diferente de como construir o ensino para os alunos do ensino médio, a fim de facilitar a preparação para aqueles que queiram cursar depois cursos na área de exatas ou também participarem de concursos”, observa.