As semelhanças estão no rosto, no corte de cabelo, no uniforme, no tamanho e no envolvimento com os esportes. As eslovacas Dana Veld’áková e Jana Veld’áková são irmãs gêmeas e competem no salto triplo e no salto em distância, respectivamente. Elas fazem parte da delegação de Atletismo da Eslováquia que está treinando na UFJF.
Hoje (3) e ontem, durante à tarde e à noite, as gêmeas vieram juntas para os treinos na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e mostraram que a cumplicidade e sintonia vão além da relação fraternal. Segundo Dana, elas começaram aos nove anos praticando atletismo e basquete na escola. “No salto triplo eu comecei aos 16, e Jana, aos 18, no salto em distância”, acrescentou.
Para as irmãs, treinar e competir juntas é uma verdadeira motivação. “Ela não me deixa desanimar, é um apoio em todos as situações. Nós fazemos tudo juntas, e quando temos alguma competição em lugares diferentes e ficamos separadas é muito difícil”, declarou Dana olhando para irmã que concordou.
No mundial de atletismo de 2015, Dana alcançou a sétima posição e,em 2013, ficou em décimo primeiro. Jana ficou na oitava e décima primeira colocações, respetivamente.
Durante os treinos no complexo esportivo da UFJF, as irmãs realizaram alongamentos, corridas e aquecimentos. “A estrutura é perfeita para nós, temos tudo aqui. As pessoas são muito simpáticas e atenciosas”, comentou Dana.
Salto com vara
Atletas Poloneses e Chineses treinaram o salto com vara por cerca de duas horas durante a noite de hoje (3). Eles praticaram os saltos e foram observados de perto pelos treinadores que, a todo momento, davam instruções. A pista de treino foi compartilhada pelos esportistas, o que atraiu a cobertura da imprensa também internacional, representada por uma equipe de TV chinesa e outra polonesa. O atleta do Quatar, Mutaz Barshim, também apareceu na pista para um treinamento leve do salto em altura.