Atletas da Polônia em treino na noite de segunda-feira (Foto: Estela Loth/UFJF)

Atletas da Polônia em treino na noite de segunda-feira (Foto: Estela Loth/UFJF)

A delegação polonesa chegou no domingo, 31, e já recebeu a visita de um conterrâneo nas arquibancadas da Faefid, durante treinamento nessa segunda, 1º. Robert Dazega, polonês casado com uma brasileira, atualmente residente em Juiz de Fora, esteve na UFJF para ver de perto as estrelas do atletismo do seu país.

“É incrível, especialmente porque sou muito patriota”, disse Robert, feliz com a experiência. Segundo ele, os atletas são muito conhecidos em seu país e ter a chance de vê-los de perto é um momento especial. “Normalmente eu os vejo por fotos, pela televisão, e agora tenho a oportunidade de vê-los aqui.”

Robert pretende voltar para assistir mais treinos e poderá acompanhar os destaques do atletismo polonês. Entre eles, Ewa Swoboda (100 metros livres), medalha de prata no último Mundial sub-20; Joanna Linkiewicz (400 metros com barreiras), 2º lugar no último Campeonato Europeu de Atletismo; Piotr Lisek (salto com vara), medalha de bronze no Mundial de Atletismo 2015. A lista completa de atletas pode ser acessada aqui.

Nas Olimpíadas, o atletismo é o esporte que mais garante medalhas para a Polônia, 23 de ouro e 54 pódios. A delegação presente na UFJF é composta por 31 integrantes, que permanecerão na cidade até 10 de agosto.