salto_com_vara_pole_vault_foto_alexandre_dornelas-UFJF

Congresso terá palestra específica sobre salto com vara (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Preparação mental, técnicas de salto em distância, fisiologia e nutrição esportivas estão entre os tópicos que serão abordados, no Congresso de Ciência do Esporte, nestas quarta e quinta, 3 e 4, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Veja abaixo a  programação completa.

O congresso terá a participação de oito atletas e dez técnicos e chefes de delegações internacionais que estão treinando no campus da UFJF para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Professores da Faculdade de Educação Física farão a mediação das exposições. As atividades ocorrem, a partir das 14h, nas salas 1 e 2 do Prédio Itamar Franco da Faculdade de Engenharia, no campus. As inscrições estão encerradas.

Entre os palestrantes está o chefe da delegação olímpica e paralímpica de atletismo do Canadá, Peter Eriksson, que também já coordenou comissão do Reino Unido e trabalhou com atletas de vários países. Eriksson é reconhecido mundialmente pela atuação com atletismo paralímpico, sendo um dos que mais conquistou medalhas na história da modalidade. Em 2005, foi o primeiro profissional da modalidade paralímpica a ser eleito o técnico do ano no Canadá. No evento, abordará parte de suas estratégias sobre preparação olímpica.

Outro chefe de delegação, Martin Pupis, do atletismo da Eslováquia, apresentará estratégias empregadas para otimizar a preparação do time de seu país. Pupis também já competiu na marcha de 20 e de 50 quilômetros.

Atletas foram convidados a dar depoimento sobre a experiência deles em grandes competições e sobre a classificação para competir nos Jogos Olímpicos.  O lançador de martelo Marcel Lomnicky, da Eslováquia, será um deles. O esportista vai para sua segunda Olimpíada e já participou de cinco campeonatos mundiais.

Atualização
“O esporte propriamente dito e todas as suas manifestações têm características peculiares que, em muitos casos, são  necessários conhecimentos específicos e know-how apropriado para captar todas as suas possibilidades”, afirma o secretário-geral do Congresso, professor Heglison Toledo.

“Logo, o congresso permitirá uma atualização, neste campo de atuação, com maior qualificação profissional e competência, já que os principais nomes do esporte mundial estarão na Universidade. E o momento é único para conhecer o esporte de alto rendimento e alto nível”, acrescenta.

O Congresso de Ciência do Esporte foi uma das contrapartidas firmadas entre a gestão da Universidade e as delegações que utilizarão o espaço do campus para os seus treinamentos. Haverá tradução simultânea por equipe da Diretoria de Relações Internacionais da UFJF.

Sala 1 – Prédio Itamar Franco da Faculdade de Engenharia

Coord_equipe_técnica_atletismo_Canada_Peter_Eriksson_Foto_Twin_Alvarenga_UFJF

Coordenador-geral das delegações olímpicas e paralímpica do Canadá, Peter Eriksson (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

14h – Solenidade de Abertura

14h30 – Preparação Olímpica/Olympic Preparation
Chefe de delegação olímpica e paralímpica do Canadá, Peter Eriksson
Moderador: professor Renato Miranda

15h30 – Otimização da preparação da equipe eslovaca de atletismo/ Optimization of the Slovak Track and Field Olympic team preparation
Chefe da delegação da Eslováquia, Martin Pupis
Moderador: professor Jeferson Vianna

16h30 –  Preparação para corrida de meio-fundo/ Middle distance preparation
Técnico Zbigniew Krol (Polônia), treinador de Adam Kszczot, medalhista de prata nos 800 metros, em Pequim-2008
Moderador: professor José Augusto

17h15 – Relato de Experiência
Atleta da Polônia (a confirmar)
Moderadora: professora Adriana Leite

Sala 2 – Prédio Itamar Franco da Faculdade de Engenharia

lancamento_de_martelo_hammer_throw_Canada_Foto_Estela_Loth_UFJF

Gerente de Operações da delegação canadense, Jared MacLeod  falará sobre organização em eventos olímpicos (Foto: Estela Loth/UFJF)

14h30 – Organização olímpica/ Olympic Organization
Gerente de Operações da delegação de atletismo do Canadá, Jared MacLeod
Moderador: professor Mateus Laterza

15h30 – Relato de Experiência
Atleta do Canadá, ou China
Moderador: professora Selva Barreto

16h30 – Relato de Experiência
Atleta da Polônia
Moderador: professor Paulo Ferreira Pinto

17h15h – Relato de Experiência
Atleta da China, ou Canadá

18h – Ciência do Esporte, Fisiologia e Nutrição/ Sport Science and Physiology/Nutrition
Fisiologista Trent Stellingwerff (Canadá)
Moderador: professor Daniel Martinez

Sala 1 – Prédio Itamar Franco da Faculdade de Engenharia

lancamento_de_martelo_hammer_throw_Canada_Foto_Twin_Alvarenga_UFJF

Conceitos de fisiologia do esporte, como os aplicados no lançamento de martelo, serão discutidos no evento com fisiologista (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

14h30 – Time de Apoio Integrado/ Integrated Support Team
Fisioteapeuta do Esporte Ron O’Hare (Canadá)
Moderador: professora  Edna Martin

15h15 – Preparação para atletas/ Preparation for athletes
Fisiologista e nutricionista de esporte Joseph Coyne (China/Nova Zelândia)
Moderador: professor Carlos Alberto Nascimento

16h15 – Relato de Experiência
Lançador de martelo Libor Charfreitag (Eslováquia), participante dos Jogos Olímpicos de Sydney, Atenas e Pequim
Moderador: professor Edson Faria

17h – programação a confirmar

18h – Preparação Mental/ Mental preparation
Consultora de psicologia do esporte, Penny Werthner (Canadá). Atende equipes olímpicas desde 1985.
Moderador: professor Renato Miranda

Sala 2 – Prédio Itamar Franco da Faculdade de Engenharia

Salto_com_vara_china_foto_Alexandre_Dornelas_UFJF

Salto com vara será abordado por técnico de equipe chinesa, Damien Inocencio (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)