Orquestra reúne jovens que se destacaram nos cursos oferecidos pela Escola de Artes Pró-Música (Foto: Divulgação)

O último final de semana de julho conta com  a programação musical mais diversa dos últimos meses: orquestra sinfônica, concertos de música colonial brasileira, clássicos do rock e músicas autorais de bandas formada por alunos da UFJF. Quem já está no clima das Olimpíadas vai poder acompanhar os treinamentos das delegações olímpicas do Egito e da China..

A 2ª edição do Som Aberto acontece neste sábado, 30, a partir das 14h, na Praça Cívica da UFJF e  traz atrações que vão da música clássica à alternativa, além de apresentações de dança e  capoeira e  bazar com estandes de moda, artesanato e decoração. A Orquestra Sinfônica Pró-Música abre a programação musical às 17h com um repertório formado por composições barrocas e coloniais brasileiras. Em seguida, é a vez da banda Legrand apresentar um repertório autoral influenciado por bandas como The Stroke e Kings of Leon. A última banda a subir ao palco da Concha Acústica é a Coroña. O trio vai mesclar releituras de bandas clássicas do rock como AC/DC e Led Zeppelin, hits do grunge e canções autorais.

O 27º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga fecha sua programação com três concertos neste fim de semana. Nesta sexta-feira, 29, às 20h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Granbery, acontece a apresentação do duo Lotus. O duo é formado por Inês d’Avena, flauta doce e Claudio Ribeiro, cravo. No sábado, no mesmo horário e local do duo Lotus, a atração fica por conta do Concerto Coro de Câmara Pró-Arte, do Rio de Janeiro.

O encerramento acontece domingo, às 20h, no Cine-Theatro Central. O espetáculo “As quatro estações de Boismortier” traz composições inspiradas nas estações do ano feitas por um dos artistas barrocos mais populares de seu tempo. O concerto conta com a direção de Marcelo Fagerlande e ambientação em vídeo especialmente criada por Angélica de Carvalho. Toda a programação do Festival tem entrada franca.

O final de semana  não é de diversão para todo mundo: a seleção de vôlei masculino do Egito e a equipe de atletismo da China estão treinando forte na reta final de preparação para as Olimpíadas 2016. As duas delegações vão treinar no sábado e no domingo na Faefid. A programação dos treinos ainda não foi definida pela comissão técnica das equipes. Você pode conseguir os ingressos aqui.