Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e acadêmicos da área da saúde já podem se inscrever pelo site da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) para participar do III Curso de Ventilação Mecânica. O evento acontece nos dias 2 e 3 de setembro, no Independência Trade Hotel, e é promovido pela Sociedade em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Pneumologia e Terapia Intensiva da UFJF.

A programação conta com palestras e mesas-redondas sobre insuficiência respiratória e outros problemas que afetam o sistema. Também serão abordados temas sobre a ventilação mecânica e a reabilitação dos pacientes que deixam de utilizar os aparelhos para respirar.  Estarão presentes para ministrar o curso professores de São Paulo, Belo Horizonte, Viçosa e Madrid, além dos profissionais juiz-foranos.

O coordenador do Núcleo de Pesquisa em Pneumologia e Terapia Intensiva da UFJF, professor Bruno Valle Pinheiro, explica que o objetivo do curso é treinar os profissionais e alunos e atualizá-los sobre as tecnologias da ventilação mecânica. “Os cuidados com o paciente na UTI estão em constante atualização. Novas tecnologias são lançadas a todo momento e precisamos nos manter atualizados”, ressalta. Pinheiro também afirma que o curso é voltado para os profissionais que atuam em Juiz de Fora e região.

Ainda de acordo com o professor, a presença dos profissionais de fora da UFJF agrega ao conhecimento especializado na área. “Por isso estamos trazendo pessoas de fora, que podem contribuir para o nosso crescimento. O professor Pablo Cardinal Fernandez, por exemplo, que vem de Madrid para falar sobre a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) é pesquisador da área na Espanha e tem trabalhado para o avanço de terapias no tratamento da síndrome”.

Até o próximo domingo, 31, as inscrições para os estudantes custam R$ 120, para enfermeiros e fisioterapeutas, R$ 180 e para os médicos, R$ 200. Depois da data, os valores serão alterados para R$ 150, R$ 200 e R$ 250, respectivamente.

Outras informações: Somiti