Uma das maiores especialistas em cinema brasileiro, Sylvie Debs, lança seu livro “Cinema e Cordel: jogos de espelhos”, nesta quarta-feira, 27, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). No cenário atual em que vários filmes comerciais estrangeiros são consagrados no mercado cinematográfico, Sylvie Debs permite que o leitor volte seu olhar para uma nova perspectiva: a influência que aspectos tradicionais proporcionam em trabalhos nacionais.
“Cinema e Cordel: jogos de espelhos” expõe a relação e a forte influência dos poemas e das cantorias em cordéis, característico do povo nordestino, nos filmes brasileiros produzidos ao longo de décadas, mostrando as relações entre o sertão, a poesia popular e o audiovisual.
Consagrada por seus estudos, ensaios e livros sobre a linguagem nordestina no cinema, com essa publicação Sylvie Debs estreia o primeiro volume do projeto Cinema e Cordel, a Interarte e a Lume Filmes. O trabalho envolve desde entrevistas com cordelistas, cineastas e atores de cinema, até ensaios sobre a cultura popular nordestina e filmes.
Autora
Sylvie Debs fez doutorado na França, na Universidade Le Mirail de Toulouse, na qual defendeu sua tese sobre o cinema e a literatura brasileira. Tornou-se professora de literatura brasileira na França e procurou pesquisar a temática que abordasse o cinema nordestino. Surgiram, a partir dessas pesquisas, ensaios, livros e revistas em que a autora abordava temas tradicionais da cultura popular brasileira.
O seu primeiro trabalho foi o livro Cinema e Literatura no Brasil – Os Mitos do Sertão: Emergência de uma Identidade Nacional , seguido de um ensaio sucinto chamado Cinema e Cordel: idas e vindas entre a imagem e a letra. E agora lança seu novo projeto, Cinema e Cordel, a Interarte e a Lume Filmes, que pretende promover uma reflexão sobre o cinema brasileiro, o povo nordestino e o preconceito sobre esses temas.
Outras informações: 3229-9070
MAMM: Rua Benjamin Constant, 790, Centro