cropped-janelas

Evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Linguagem e Sociedade, é gratuito e aberto a todos, e acontece no auditório da Faculdade de Letras,

Nesta quinta e na sexta-feira, 28 e 29 de julho, o Grupo de Pesquisa em Linguagem e Sociedade (Grupels) da Faculdade de Letras da UFJF promove o evento Janelas para o Mundo, que chega em sua terceira edição com algumas novidades. Além de ser a primeira vez que o evento acontece em dois dias, também é a primeira em que terá a participação de professores, da UFJF e de outras universidades, brasileiros e estrangeiros.

Toda a programação acontece no auditório da Faculdade de Letras. O evento é aberto a todos e não será cobrada de taxa de inscrição. Haverá certificado para quem participar de 75% das atividades. O credenciamento e a abertura acontecem a partir 14h de quinta.

Para a primeira mesa redonda “Aspectos da sala de aula de português para alunos estrangeiros: o ambiente multicultural”, que acontece às 14h30, os convidados são os professores Danúsia Torres dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Alexandre do Amaral Ribeiro, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Os professores estrangeiros, que integrarão a segunda mesa redonda “Migrar para o Brasil: duas histórias”, às 19h, são Kasonga Nkota, da República Democrática do Congo, e Prisca Agustoni de Almeida Pereira, da Suíça. Além de falar um pouco sobre os seus países, os professores compartilharão sobre suas experiências pessoais e profissionais por aqui.

No segundo dia do evento, sexta-feira, às 9h, haverá apresentação de pesquisas da área de Letras e, às 14h, alunos do curso Português para Estrangeiros I apresentam um pouco de seus países de origem no Painel “Janelas para o mundo”. De acordo com a professora e organizadora do seminário, Denise Weiss, o evento começou com a proposta de divulgar as atividades para alunos estrangeiros do curso de português. Para ela, o  crescimento do evento se deve ao interesse das pessoas em conhecer mais sobre outras culturas, principalmente com as de países aos quais elas estão menos habituadas, como China, Índia, Indonésia, Colômbia e Japão.

“Estamos em um momento extremamente importante para discutir as relações multiculturais; a universidade está recebendo atletas olímpicos para treinar em nossas instalações, temos um grande número de alunos estrangeiros estudando em nossos cursos e a UFJF tem se preocupado cada vez mais com a internacionalização. O evento é muito oportuno porque é uma chance de fomentar relações mais harmoniosas entre pessoas de diferentes culturas no âmbito da UFJF e fora dela,” pontua Denise.

Mais informações:
(32) 2102 3150 (Faculdade de Letras)

http://www.ufjf.br/faclet/

https://janelasparaomundoufjf.wordpress.com