Com uma participação de 23% do total de representantes mineiros, dez das 12 empresas juniores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terão representantes no maior encontro de empresários juniores do mundo, o Junior Enterprise World Conference (JEWC). O evento tem início nesta quarta-feira, dia 20, e vai até domingo, em Florianópolis (SC). A Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg) levará mais de 360 universitários ao encontro. O evento, ao todo, reúne cerca de quatro mil empresários juniores.

O encontro, que acontece bienalmente e é realizado pela Brasil Júnior em parceria com a Confederação Europeia de Empresas Juniores (Jade), tem como objetivo estimular a liderança e a inovação por parte dos universitários brasileiros. Além de assistir a palestras, os participantes poderão conhecer empresários juniores do mundo todo, compartilhar suas ideias e experiências por meio da apresentação de cases de sucesso, workshops e dinâmicas.

Estudante de Engenharia e vice-presidente da Mais Consultoria Jr, empresa júnior da UFJF, Maria Carla Rúbio, relata que o JEWC 2016 é um ambiente propício para a interação e o aprendizado: “Muitas vezes ficamos restritos a realidade na nossa empresa júnior ou até mesmo dentro da Federação. O intercâmbio de informações é importante para nos fazer enxergar que existem muitas práticas diferentes e, também,  capazes de gerar resultado. Tenho certeza que os congressistas voltarão para casa com muitas ideias novas e vontade de fazer mais”.

Para o presidente da Liga das Empresas Juniores da UFJF, Allan Kardec, o grande engajamento de alunos da Universidade mostra a força da cidade no Movimento Empresa Júnior: “Juiz de Fora, através da UFJF e de empresas juniores de outras Instituições, tem um papel extremamente importante no segmento, pois, há anos, já nos firmamos como uma das principais representações do movimento em nível nacional. Ver um evento desse porte retornar ao país não só mostra a força que temos, mas, principalmente, o nivel de responsabilidade do empreendedorismo universitário em nível mundial.”

O último JEWC sediado no Brasil ocorreu em 2012, em Paraty (RJ)

Empresas juniores

As empresas juniores são organizações sem fins lucrativos formados por estudantes de graduação, que atuam voluntariamente. O objetivo é realizar projetos que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos universitários. Os serviços oferecidos, em geral, apresentam preços de no mínimo 15% abaixo do valor de mercado.

A Fejem

A Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg) é um dos maiores polos de empreendedorismo universitário do país, tendo por objetivo representar, desenvolver e integrar as empresas juniores do estado. Com 20 anos de atuação e mais de 61 empresas federadas, é considerada a maior organização de empresas juniores do mundo.