28330007792_b6e41061d9_k

Alunos da Faefid se reuniram nessa quarta, 20, para receber informações sobre recepção dos atletas e descobri em qual função vão atuar no programa de voluntários. (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Mais de cem estudantes da Faculdade de Educação Física (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que se voluntariaram para trabalhar durante a permanência das delegações olímpicas na instituição, reuniram-se hoje pela última vez antes da chegada dos primeiros atletas, que acontece nessa sexta-feira, 22, para a divisão de equipes de trabalho e recepção de informações.

Durante o encontro, que aconteceu na Sala de Multimeios da Faefid, os alunos foram divididos em oito grupos de acordo com o local e a função que vão ocupar durante a permanência das equipes no campus da instituição. Esses voluntários serão os responsáveis pela orientação, auxílio e suporte de demandas dos atletas e do público em geral que vão estar presentes no complexo esportivo da Universidade entre os dias 22 de julho e 5 de setembro.

Além de descobrir em qual função cada um dos voluntários vai atuar, os alunos também receberam informações de segurança passadas pelo Corpo de Bombeiros. Para o professor da Faculdade de Educação Física do departamento de Governador Valadares, Heglison Toledo, esses encontros são cruciais para que no momento do trabalho nada saia errado. “Quanto mais afinada a equipe de voluntários estiver, menores são as chances de termos algum imprevisto durante a realização dos eventos na Universidade. São essas reuniões que cumprem o papel de integração da equipe de trabalho”, explica o professor.

Projeto

Ao todo serão 145 estudantes da Faefid que vão trabalhar durante a permanência das delegações olímpicas na UFJF. Todos são voluntários e terão a chance de ajudar na organização do evento em diversas áreas, como atendimento do público e atletas, coordenação de atividades e esclarecimento de dúvidas gerais. Esse trabalho faz parte de uma iniciativa da UFJF para integrar a passagem dos atletas com alunos dos cursos presentes no campus, visando o aproveitamento acadêmico permitido pelos eventos.