Famílias aproveitam espaço do campus para atividades (Foto: Géssica Leine)

Famílias aproveitam espaço do campus para atividades (Foto: Géssica Leine)

O mês de julho costuma ser sinônimo de descanso para crianças e jovens em idade escolar. Por aqui, as férias para nossos alunos ainda não começaram, mas a UFJF oferece seu espaço e uma série de atividades de lazer, espalhadas por toda a cidade. As atrações  e atividades atendem a variadas idades e gostos, com todas as opções gratuitas. Confira!

Campus Universitário

(Foto: Géssica Leine)

Parque infantil é uma das atrações do campus (Foto: Géssica Leine)

O campus da UFJF oferece um amplo espaço ao ar livre, dotado de instrumentos que atraem variados públicos. Há o parque infantil, com brinquedos diversificados, uma pista de skate e a academia ao ar livre, que possibilita a realização de uma série de exercícios de forma segura. Além disso, a pista de caminhada ao redor do campus é uma opção para os que desejam realizar atividades como corrida e caminhada.

Outra possibilidade para os que desejam percorrer o campus é o bicicletário, que funciona das 6h às 22h. Basta realizar cadastro no portal Unimed para ser liberado o acesso às bicicletas compartilhadas (os não clientes da Unimed devem pagar uma taxa simbólica de R$ 1 pelo cadastro).

No Espaço Reitoria, localizado no saguão, as pessoas podem conferir exposições como a Todos os Dias, do artista plástico Paulo Alvarez, produzida a partir de obra homônima do escritor Darlan Lula. A exposição pode ser visitada até 5 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, das 9h às 12h.

duas pessoas andando de bicicleta na ciclovia

Para usar bicicletas é necessário realizar cadastro prévio no site da Unimed (Foto: Alexandre Dornelas)

Um entre os muitos jovens que aproveitam as férias para soltar pipa na UFJF, Victor Hugo, de 15 anos, disse que é a primeira vez que veio ao espaço, mas pretende voltar. “Aqui não tem fio, além de não passar carro. É o melhor lugar!” Além disso, espaços como o parquinho costumam ser muito frequentados durante o período, sendo a segurança normalmente apontada para a escolha dos pais. Juliano Cacito, professora, trouxe os dois filhos para passarem a tarde no campus. “Sempre trago eles nas férias. Dá pra aproveitar o sol e o espaço é muito bom. O mais importante também é a segurança.”. A professora indicou que pretende trazer muitas vezes os filhos para brincar durante o recesso escolar.

Os adultos também conseguem aproveitar o tempo no espaço, como Camila de Souza, representante de vendas, que se exercita nos equipamentos. “Eu vinha todo fim de semana, agora já consigo vir nas sextas-feiras.” A representante também indicou que tem o interesse de continuar frequentando a academia após as férias.

Cine-Theatro Central

Visitas precisam ser previamente agendadas. Entrada é gratuita (Foto: Alexandre Dornelas)

Visitas precisam ser previamente agendadas. Entrada é gratuita (Foto: Alexandre Dornelas)

As pessoas que quiserem saber um pouco mais sobre a história de um dos principais patrimônios da cidade, pode participar do projeto de Visitas Guiadas ao Cine-Theatro Central.

O projeto esteve suspenso por quase dois anos, em virtude das obras de restauração de manutenção do edifício. As visitas acontecem aos sábados, sempre em dois horários, às 9h30 e às 10h30, para grupos de até 15 pessoas previamente agendadas. A entrada é gratuita e

os agendamentos devem ser feitos por meio do e-mail cinetheatrocentral@ufjf.edu.br (enviar nome completo, número de pessoas no grupo, telefone de contato, endereço de e-mail e horário desejado). Outras informações: http://www.theatrocentral.com.br/visite/visita-guiada ou pelo telefone (32) 3215-1400

Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Antiga

festival2Entre os dias 24 e 31 acontece o 27º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Antiga. A programação cultural do evento conta com grupos e músicos nacionais e internacionais. A abertura fica por conta da orquestra holandesa COLLEGIUM MUSICUM Den Haag, que se apresenta pela primeira vez no Brasil em um concerto inteiramente dedicado à música barroca europeia. Confira a programação completa!

Som Aberto

Nova apresentação do projeto Som Aberto ocorre no dia 30 de julho (Foto: Géssica Leine)

Nova apresentação do projeto Som Aberto ocorre no dia 30 de julho (Foto: Géssica Leine)

No dia 30 de julho será realizado na UFJF mais uma edição do Som Aberto. Criado em junho de 2016, o evento reúne diversas atrações culturais, como DJ, capoeira, varal de poesia e dança urbana, além de 40 estandes de produtos diversos. As atividades acontecem das 14h às 21h, e o público terá acesso às apresentações da Orquestra Sinfônica Pró-Música/UFJF, numa extensão do 27º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, e das bandas Legrand e Coroña (já confirmadas).

Museu de Arte Murilo Mendes

(Foto: Frederico Boza)

Exposição Memorabilia Urbis é atração do Mamm (Foto: Frederico Boza)

Ao longo do mês de julho, o MAMM oferecerá uma mostra de cinema francês durante as sextas-feiras, às 16h. Junto ao seu tradicional acervo, o período também reservará ao museu dois lançamentos de livros e a exposição Memorabilia Urbis. A programação completa para julho pode ser encontrada aqui. Uma colônia de férias também será realizada no local, porém, com inscrições já esgotadas.

Casa de Cultura

(Foto: Caique Cahon)

Espaço conta com galerias de exposições (Foto: Caique Cahon)

O espaço da Casa de Cultura da UFJF conta com galerias de exposições, computadores com acesso livre à internet e salas dedicadas à exibição de filmes e leitura. O anfiteatro da casa exibe frequentemente peças, e na localidade ainda são realizados os cursos do Polo de Enriquecimento para a Terceira Idade, com diversas possibilidades gratuitas para a população.

Memorial da República

(Foto: Twin Alvarenga)

O acervo do memorial conta com uma enorme gama de registros da história republicana brasileira (Foto: Twin Alvarenga)

O Memorial da República Presidente Itamar Franco, inaugurado no fim de 2015, está localizado ao lado do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, sendo aberto para visitação de segunda a sexta-feira. O acervo do memorial conta com uma enorme gama de registros da história republicana brasileira, sobretudo os anos em que Itamar Franco ocupou a presidência. O dinâmico espaço expositivo conta com dois andares, em 820 metros, possibilitando interessantes itens ao visitante, como o Fusca azul usado pelo político durante seu mandato presidencial, e que se tornou símbolo do período, até peças mais interativas, como um móvel que conta com 84 gavetas para serem exploradas, e que dão grande possibilidade de imersão ao interessado.

Outras informações: (32) 3215-4694 (Casa de Cultura-UFJF)
(32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)
(32) 3215-3951 (Centro Cultural Pró-Música-UFJF)
(32) 3212-2078 (Memorial da República-UFJF)
(32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura)
(32) 3215-1400 (Cine-Theatro Central)