
Famílias aproveitam espaço do campus para atividades (Foto: Géssica Leine)
O mês de julho costuma ser sinônimo de descanso para crianças e jovens em idade escolar. Por aqui, as férias para nossos alunos ainda não começaram, mas a UFJF oferece seu espaço e uma série de atividades de lazer, espalhadas por toda a cidade. As atrações e atividades atendem a variadas idades e gostos, com todas as opções gratuitas. Confira!
Campus Universitário

Parque infantil é uma das atrações do campus (Foto: Géssica Leine)
O campus da UFJF oferece um amplo espaço ao ar livre, dotado de instrumentos que atraem variados públicos. Há o parque infantil, com brinquedos diversificados, uma pista de skate e a academia ao ar livre, que possibilita a realização de uma série de exercícios de forma segura. Além disso, a pista de caminhada ao redor do campus é uma opção para os que desejam realizar atividades como corrida e caminhada.
Outra possibilidade para os que desejam percorrer o campus é o bicicletário, que funciona das 6h às 22h. Basta realizar cadastro no portal Unimed para ser liberado o acesso às bicicletas compartilhadas (os não clientes da Unimed devem pagar uma taxa simbólica de R$ 1 pelo cadastro).
No Espaço Reitoria, localizado no saguão, as pessoas podem conferir exposições como a Todos os Dias, do artista plástico Paulo Alvarez, produzida a partir de obra homônima do escritor Darlan Lula. A exposição pode ser visitada até 5 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, das 9h às 12h.

Para usar bicicletas é necessário realizar cadastro prévio no site da Unimed (Foto: Alexandre Dornelas)
Um entre os muitos jovens que aproveitam as férias para soltar pipa na UFJF, Victor Hugo, de 15 anos, disse que é a primeira vez que veio ao espaço, mas pretende voltar. “Aqui não tem fio, além de não passar carro. É o melhor lugar!” Além disso, espaços como o parquinho costumam ser muito frequentados durante o período, sendo a segurança normalmente apontada para a escolha dos pais. Juliano Cacito, professora, trouxe os dois filhos para passarem a tarde no campus. “Sempre trago eles nas férias. Dá pra aproveitar o sol e o espaço é muito bom. O mais importante também é a segurança.”. A professora indicou que pretende trazer muitas vezes os filhos para brincar durante o recesso escolar.
Os adultos também conseguem aproveitar o tempo no espaço, como Camila de Souza, representante de vendas, que se exercita nos equipamentos. “Eu vinha todo fim de semana, agora já consigo vir nas sextas-feiras.” A representante também indicou que tem o interesse de continuar frequentando a academia após as férias.
Cine-Theatro Central

Visitas precisam ser previamente agendadas. Entrada é gratuita (Foto: Alexandre Dornelas)
As pessoas que quiserem saber um pouco mais sobre a história de um dos principais patrimônios da cidade, pode participar do projeto de Visitas Guiadas ao Cine-Theatro Central.
O projeto esteve suspenso por quase dois anos, em virtude das obras de restauração de manutenção do edifício. As visitas acontecem aos sábados, sempre em dois horários, às 9h30 e às 10h30, para grupos de até 15 pessoas previamente agendadas. A entrada é gratuita e
os agendamentos devem ser feitos por meio do e-mail cinetheatrocentral@ufjf.edu.br (enviar nome completo, número de pessoas no grupo, telefone de contato, endereço de e-mail e horário desejado). Outras informações: http://www.theatrocentral.com.br/visite/visita-guiada ou pelo telefone (32) 3215-1400
Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Antiga
Entre os dias 24 e 31 acontece o 27º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Antiga. A programação cultural do evento conta com grupos e músicos nacionais e internacionais. A abertura fica por conta da orquestra holandesa COLLEGIUM MUSICUM Den Haag, que se apresenta pela primeira vez no Brasil em um concerto inteiramente dedicado à música barroca europeia. Confira a programação completa!
Som Aberto

Nova apresentação do projeto Som Aberto ocorre no dia 30 de julho (Foto: Géssica Leine)
No dia 30 de julho será realizado na UFJF mais uma edição do Som Aberto. Criado em junho de 2016, o evento reúne diversas atrações culturais, como DJ, capoeira, varal de poesia e dança urbana, além de 40 estandes de produtos diversos. As atividades acontecem das 14h às 21h, e o público terá acesso às apresentações da Orquestra Sinfônica Pró-Música/UFJF, numa extensão do 27º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, e das bandas Legrand e Coroña (já confirmadas).
Museu de Arte Murilo Mendes

Exposição Memorabilia Urbis é atração do Mamm (Foto: Frederico Boza)
Ao longo do mês de julho, o MAMM oferecerá uma mostra de cinema francês durante as sextas-feiras, às 16h. Junto ao seu tradicional acervo, o período também reservará ao museu dois lançamentos de livros e a exposição Memorabilia Urbis. A programação completa para julho pode ser encontrada aqui. Uma colônia de férias também será realizada no local, porém, com inscrições já esgotadas.
Casa de Cultura

Espaço conta com galerias de exposições (Foto: Caique Cahon)
O espaço da Casa de Cultura da UFJF conta com galerias de exposições, computadores com acesso livre à internet e salas dedicadas à exibição de filmes e leitura. O anfiteatro da casa exibe frequentemente peças, e na localidade ainda são realizados os cursos do Polo de Enriquecimento para a Terceira Idade, com diversas possibilidades gratuitas para a população.
Memorial da República

O acervo do memorial conta com uma enorme gama de registros da história republicana brasileira (Foto: Twin Alvarenga)
O Memorial da República Presidente Itamar Franco, inaugurado no fim de 2015, está localizado ao lado do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, sendo aberto para visitação de segunda a sexta-feira. O acervo do memorial conta com uma enorme gama de registros da história republicana brasileira, sobretudo os anos em que Itamar Franco ocupou a presidência. O dinâmico espaço expositivo conta com dois andares, em 820 metros, possibilitando interessantes itens ao visitante, como o Fusca azul usado pelo político durante seu mandato presidencial, e que se tornou símbolo do período, até peças mais interativas, como um móvel que conta com 84 gavetas para serem exploradas, e que dão grande possibilidade de imersão ao interessado.
Outras informações: (32) 3215-4694 (Casa de Cultura-UFJF)
(32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)
(32) 3215-3951 (Centro Cultural Pró-Música-UFJF)
(32) 3212-2078 (Memorial da República-UFJF)
(32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura)
(32) 3215-1400 (Cine-Theatro Central)