fsfs

Pesquisa de José Alberto Pinho Neves envolve ainda questões de história, educação, literatura e produção modernista carioca  (Foto: Alexandre Dornelas)

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), José Alberto Pinho Neves, defendeu, nesta sexta-feira, 15, sua tese “História do Brasil de Murilo Mendes: travessia para o conhecimento”. O livro “História do Brasil”, escrito por Murilo Mendes, reúne 60 poemas piadas, cheios de ironia, relacionados a acontecimentos da história do Brasil. Foi publicado em 1933, mas rejeitado posteriormente pelo próprio poeta. “Ele narra todos os acontecimentos à luz do tempo em que eles se manifestam. Ao tratar do negro, traz a visão dele no tempo em que vive”, exemplifica o orientando.

A pesquisa, que envolve questões de história, educação e literatura, busca compreender a produção modernista carioca e analisar o livro em relação à possibilidade de ser uma nova forma de ensino da história brasileira. “A poesia do Murilo Mendes é também uma poesia que educa e propõe uma interpretação da história do Brasil para quem estuda a área”, comenta a orientadora Sonia Regina Miranda.

A tese foi centrada na edição original do livro e desenvolvida em etapas. Primeiro, ele traz a forma como descobriu o livro, seu contato com ele e sua importância. Posteriormente, analisa os processos que educam a nacionalidade. Por fim, situa o poeta em seu tempo e analisa o livro e seus possíveis sentidos.

Neves também buscou insumos em outras obras publicadas por Murilo Mendes e em escolas que ele estudou, visando entender sua linha de raciocínio e seu comportamento. Também buscou livros anteriores à publicação de “História do Brasil” que pudessem ter influenciado na obra do poeta.

Além de tratar de um poeta juiz-forano de grande expressão internacional e de importância para a cidade, o projeto dá maior visibilidade à produção do autor e, principalmente, à obra estudada, abrindo novos caminhos para a educação.